O Hospital Escola de Itajubá, em parceria com a Oncominas, empresa médica especializada na atenção a pacientes oncológicos, está estruturando um serviço de oncologia para atender a população de Itajubá e região. Já teve início a construção do serviço de quimioterapia, atendendo a todas as normas vigentes e com projeto aprovado junto à Secretaria Estadual de Saúde.
O projeto consiste na instalação de uma UNACON – Unidade de Assistência de Alta Complexidade de Oncologia que oferecerá atendimento médico com profissionais especializados em oncologia, tanto para diagnóstico como para o acompanhamento do paciente; cirurgia oncológica; e tratamento através de quimioterapia.
A Unidade de Oncologia de Itajubá estará vinculada inicialmente a um serviço de Radioterapia pertencente a outro Centro de Oncologia com contrato formal de encaminhamento de pacientes.
Fábio Montanari, diretor administrativo do HE, explica que até 2007 existiam apenas CACONs – Centros de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia, que possuíam todos os serviços, inclusive a radioterapia. “Porém, para expandir os atendimentos, o Ministério da Saúde possibilitou a criação das Unidades (Unacon), desde que vinculadas a um Centro (Cacon). Este fato possibilitou que o Hospital Escola lutasse pelo serviço, pois o que inviabilizava o projeto inicial de centro oncológico era a construção de uma radioterapia, devido ao seu alto custo e a abrangência populacional de referência exigida”.
Fábio relata que a reforma da área física para abrigar a quimioterapia teve início em fevereiro, seguindo projeto aprovado na Vigilância Sanitária do Estado. “O mais importante agora é conseguir o credenciamento do serviço junto ao SUS. Contamos com o apoio da Prefeitura Municipal, do Conselho Municipal de Saúde, da Gerência Regional de Saúde e do Consórcio Intermunicipal de Saúde para que toda a população possa se beneficiar deste serviço tão relevante”, finaliza Fábio.
Fotos da obra na área onde será oferecido o tratamento de quimioterapia:
Fonte: AISI