O Hospital Escola da Faculdade de Medicina de Itajubá vai realizar no próximo dia 19 de junho o seu primeiro leilão beneficente. O objetivo é arrecadar recursos para a compra de equipamentos para o hospital e o evento começa às 11h com uma Feijoada no Centro de Rodeios Paulo Max, em Piranguinho.
O diretor administrativo do HE, Fábio Montanari, conta que a ideia nasceu dentro da direção da instituição diante da necessidade do hospital de pedir essa ajuda para a população. Ele explica que muito foi feito no hospital nos últimos anos, mas que todo recurso que veio de convênio com a Secretaria de Estado de Saúde tinha como único destino as reformas na estrutura. Os equipamentos e seu custeio é por conta da instituição e mantenedoras, AISI e Fundação Dr. Sebastião Pereira Rennó.
O que tem acontecido, principalmente por conta da atual crise econômica que assola o país, é que o custeio dos equipamentos tem ficado cada vez mais difícil. Na área hospital, para melhor atender aos pacientes e auxiliar os médicos nos seus diagnósticos e tratamentos, é preciso estar constantemente se atualizando com tecnologia de ponta, o que acaba sendo prejudicado por conta da falta de recursos.
A instituição tem um planejamento com prioridades de aquisição de equipamentos e entre os de maior necessidade está um parelho chamado Arco Cirúrgico, um raio-x digital em tempo real de alta resolução utilizado dentro de centros cirúrgicos para auxiliar os médicos em procedimentos, para que estes sejam minimamente invasivos e mais rápidos, além de garantir uma recuperação melhor.
Montanari explica que o HE já possui um Arco Cirúrgico, no entanto ele é único e o equipamento já possui 10 anos, além de estar obsoleto no que diz respeito à tecnologia de imagem. Outro problema é o software de gestão do aparelho que já está ultrapassado. Os softwares atuais são mais modernos e auxiliam o médico a fazer um procedimento mais rápido e mais efetivo.
Paulo Cesar Lisboa é o diretor da Canadá Leilões e ofereceu o seu trabalho e experiência para ajudar na organização do evento que será um leilão e também oferecerá uma feijoada aos participantes. Qualquer produto, animais ou bens, pode ser leiloado e a arrecadação será feita até o dia 16 de junho.
Pessoas interessadas em doar objetos ou mesmo dinheiro para o leilão podem entrar em contato com Paulo através do telefone (35) 9 9929 0505 ou com o Hospital Escola no telefone (35) 3629 7603.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM