
O Ibovespa voltou a fechar o pregão em queda de 2,42%, aos 158.557 pontos, em reação à ata do Comitê de Política Monetária (Copom), divulgada na manhã desta terça-feira (16), por meio da qual o Banco Central reforçou o tom quanto à manutenção da Selic por tempo indeterminado.
A bolsa abriu a sessão em queda de quase 2% após a divulgação da ata, que frustrou as expectativas de investidores que ainda acreditavam em um corte na taxa de juros na primeira reunião de 2026 do Copom. Analistas do setor explicam que a ata aponta melhorias para a maioria dos fatores e condições que levariam à consideração da taxa, mas mesmo assim reitera a manutenção do patamar “elevado” de 15% ao ano durante tempo indeterminado.
Ainda segundo analistas, as expectativas do mercado passam a ser de um corte na taxa de juros para março ou abril.
Junto a esses fatores, o aumento das expectativas de um acordo de paz entre Rússia e Ucrânia derrubou os preços do petróleo no exterior, com a perspectiva do aumento da oferta da commodity, o que impactou as ações da Petrobras.
Além disso, o humor dos investidores não reagiu com muito otimismo às novas pesquisas eleitorais que indicaram um aumento da distância entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e possíveis concorrentes da oposição.
Confira as ações com melhor e pior desempenho no último fechamento:
Ações em alta no Ibovespa
Ações em queda no Ibovespa
O volume total negociado na B3 foi de R$31.409.792.642, em meio a4.562.786 negócios.
Os dados da bolsa podem ser consultados no site da B3.
O Ibovespa (Índice Bovespa) é o principal indicador do mercado acionário brasileiro. Calculado pela B3, ele reflete a média do desempenho das ações mais negociadas na bolsa, com base em critérios de volume e liquidez. O índice é composto por uma carteira teórica de ativos, que representa cerca de 80% do volume financeiro total negociado no mercado.
A B3 (Brasil, Bolsa, Balcão) é a bolsa de valores oficial do Brasil, sediada em São Paulo. É responsável pela negociação de ações, derivativos, títulos públicos e privados, câmbio e outros ativos financeiros. A B3 está entre as maiores bolsas do mundo em infraestrutura e valor de mercado.
Fonte: Brasil 61