O Instituto Estadual de Florestas (IEF), em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente do município de Barão de Cocais, na região Central do Estado, promove o cadastramento do projeto “Preserve a água, preserve a vida” que tem o objetivo de realizar o cercamento de nascentes, topo de morros, mata ciliar, reserva legal e recuperação de áreas degradadas. Os interessados devem procurar a secretaria municipal (Fazenda Soledade), das 11h às 17h ou a Emater-MG (Praça Monsenhor Gerardo, nº 316) das 8h às 12h e das 13h às 17h, na cidade de Barão de Cocais.
O cercamento das nascentes é fundamental para o meio ambiente e mostra a conscientização e o envolvimento das comunidades na proteção e recuperação dos recursos hídricos. De acordo com o gerente de fomento da Regional Centro-Sul do IEF, Edmilson da Silva, para cercar uma nascente por conta própria custa caro para o produtor. “Com o projeto, o trabalhador livra-se dos gastos já que o IEF doa materiais como mourões, arames, grampos e balancis necessários para a execução das obras”, ressalta. Além disso, o produtor ganha na agilidade, pois, devido à parceria com a prefeitura e a Emater-MG, ele não precisa perder tempo indo a um escritório do Instituto, basta realizar o cadastro na sua cidade.
A ação é realizada por técnicos da prefeitura que são treinados pela Regional Centro-Sul do IEF. Eles aprendem sobre a legislação das áreas de preservação permanente e o manuseio do aparelho de GPS para auxílio na localização das áreas. Após executados os trabalhos de campo, os técnicos encaminham os relatórios para a regional que, posteriormente, visita as prefeituras para checar os dados e fazer a licitação para a entrega dos materiais doados aos produtores.
O projeto não ocorre apenas na cidade de Barão de Cocais. Ele começou no ano passado e teve a adesão de nove municípios mineiros e o cercamento de 278 nascentes. A aceitação junto às cidades foi tão positiva que, neste ano, há a previsão de que outras prefeituras estejam ativamente ligadas ao projeto e que 1,1 mil nascentes sejam cercadas até junho de 2011 – período em que se encerra o ano agrícola.
Fonte: Agência Minas