O fogo teve início por volta da meia noite de terça para quarta-feira, informou o comandante do Corpo de Bombeiros de Itajubá, Tenente Eduardo Simões. Ao verificar estalos ouvidos no auditório localizado no prédio da Engenharia Elétrica, o vigia noturno percebeu se tratar de fogo e acionou o CB.
O trabalho dos bombeiros foi, além do combate ao fogo, não permitir que a chamas se espalhassem para as demais dependências do prédio. O comandante informa também que não houve vítimas. Os prejuízos são materiais.
O trabalho de perícia vai apurar as causas do incêndio e se há comprometimento da estrutura. O prédio está interditado.
O Auditório João Luiz Carneiro Rennó, conhecido como “Auditório da Elétrica”, é um dos mais conhecidos auditórios da universidade, tendo sido palco de inúmeros eventos de grande importância não só para a Unifei como também para toda a comunidade.
A Unifei divulgou a seguinte nota:
Nota sobre o incêndio no Auditório Professor João Luiz Carneiro Rennó (Bloco I – Elétrica)
Informamos que um incêndio atingiu o Auditório Professor João Luiz Carneiro Rennó (Bloco I – Elétrica) na Universidade Federal de Itajubá (Unifei), na madrugada desta quarta-feira, 20 de setembro de 2017.
Gostaríamos de agradecer publicamente o apoio prestado pelos nossos vigilantes e a prontidão com a qual fomos atendidos pelo Corpo de Bombeiros, que controlou o fogo evitando que ele se espalhasse pelo prédio. Destacamos também que não houve vítimas, sendo os danos restritos apenas ao campo material.
A perícia foi realizada pela Polícia Civil na manhã desta quarta-feira, mas ainda não é possível afirmar as causas do incêndio. A universidade aguardará a emissão do laudo para possível identificação da causa.
Devido ao fato de o ambiente interno ainda apresentar um forte odor e risco de intoxicação, com possíveis sintomas de dor de cabeça, vômitos, irritação nos olhos e garganta, o prédio continuará todo interditado (Blocos I1, I2, I3 e I4), até que se tenha garantia de segurança para o uso contínuo dele.
Todas as atividades previamente agendadas para ocorrer nesses Blocos estão temporariamente suspensas. Os responsáveis pelos eventos podem se dirigir à DSG e os professores responsáveis pelas aulas podem se dirigir à PRG para verificar a possibilidade de realocação delas.
Lamentamos os transtornos consequentes desta ocorrência e ressaltamos que estamos tomando todas as providências para que a liberação dos espaços ocorra o mais breve possível dentro dos limites seguros aos usuários.
Assim, pedimos a compreensão de toda a comunidade acadêmica e garantimos que novas informações serão divulgadas assim que possível.
Professor Marcel Fernando da Costa Parentoni
Reitor em Exercício
Fotos: Corpo de Bombeiros e Redes Sociais
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM