Consultores do SENAI participaram da terceira etapa de capacitação técnica da Rede SENAI Design utilizando uma nova metodologia de inovação com design do famoso centro italiano POLI.Design (Instituto Politécnico de Milão – Itália). O curso, realizado última semana de junho, foi ministrado pelo professor Antônio Marano. Agora, eles estão aptos a trabalhar como multiplicadores, ou seja, na orientação de empresários que pretendem participar do Edital SENAI/SESI de Inovação 2013.
O encontro aconteceu na INCIT (Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá), que teve duas empresas do seu Programa de Incubação selecionadas em edital sobre o tema no final do ano passado (Ventrix e IE Tecnologia). Itajubá foi a única cidade de Minas Gerais a receber o encontro, que também foi realizado em outras sete capitais brasileiras simultaneamente.
As empresas da INCIT receberam consultoria de designers italianos durante toda a primeira semana de julho, sendo que os consultores retornarão em novembro deste ano e abril de 2014 para dar continuidade aos projetos.
“Estou muito feliz de estar aqui, de poder encontrar pessoas tão inseridas na inovação e na tecnologia e poder compartilhar conhecimentos”, observou o Professor Marano. A gerente da INCIT, Geanete Dias Morais Batista, comemorou a realização do treinamento na incubadora. “Receber esse treinamento aqui na cidade é a coroação de nosso trabalho, de termos empresas competentes e inovadoras em nosso programa”, afirmou.
Para Avelino Dias Marques de Rezende, especialista em Tecnologia do SENAI, que liderou o grupo de oito consultores vindos de Belo Horizonte, essa metodologia é mais uma ferramenta para a competitividade da indústria no Brasil. “As empresas que receberem essas instruções pelo SENAI estarão mais preparadas, não só para concorrer ao nosso edital de inovação, mas também para qualquer outro projeto do gênero”, garantiu.
“Todo este conhecimento será passado às empresas que apresentarem projetos junto ao SENAI aqui em Itajubá e região”, disse o analista do SENAI Itajubá, Gilson Ricardo Peloso. Ele será o técnico responsável pelo atendimento das empresas itajubenses, em especial, as da INCIT.
O próximo edital de inovação do SENAI será lançado no próximo dia 22 de julho em Brasília. A seleção será feita por uma equipe formada pela instituição italiana e por profissionais do ITA/CCM (Instituto Tecnológico de Aeronáutica/Centro de Competência em Manufatura), que a representa no Brasil.
Fonte: Contexto Assessoria em Comunicação