Anúncio foi feito pela gerente Geanete Dias, nesta quinta-feira, 1º de Julho
Sete novas empresas foram aprovadas pela Banca de Seleção e irão participar do Programa de Incubação da INCIT (Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá). São elas: MinasIC, Ventrix, DAC Engenharia Indústria e Comércio, Analítica, Fulltime, V&O Recursos Hidroenergéticos e Detron Elétrica.
O anúncio foi feito nesta quinta-feira, 1º de julho, pela gerente da INCIT, Geanete Dias Morais Batista. Nosso Conselho Diretor decidiu ampliar de três para sete o número de vagas no programa devido ao elevado potencial de inovação das empresas e à disponibilidade de espaço físico nas novas instalações da incubadora no ParCTec (Parque Tecnológico de Itajubá), explicou.
O processo seletivo foi realizado na Sala de Reuniões da INCIT, em 18 de junho. Além de Geanete Dias, a Banca era formada por: Carlos Eduardo Sanches da Silva (UNIFEI), Etiene Marques Duarte (Prefeitura de Itajubá), Elaine Fátima Rezende (SEBRAE), Bernardo Anonni (SECTES), Patrícia Cristina dos Passos Silva (FAPEPE) e Ronaldo Sales Abranches (FACESM).
Também participaram Vasco Varanda Picchi (representante das empresas incubadas na INCIT), Karina Barbosa de Oliveira Masseli (representante das empresas incubadas no CEGEIT), Claudiane Freire de Oliveira (INCIT) e os convidados Edson de Oliveira Pamplona (UNIFEI) e José Rodolfo de Toledo (ex-secretário municipal).
Repercussão
Fiquei extremamente feliz por ter mais um projeto aceito na incubadora de Itajubá, após quatro anos da apresentação do primeiro (Digital Dreams, empresa da qual também sou sócio). Hoje, com certeza, estamos bem mais maduros devido todo o processo de incubação que já foi desenvolvido pela outra empresa, o que vai ajudar muito na alavancagem do novo empreendimento, disse Fábio Pretti.
Ele é um dos sócios da Full Time, empresa que desenvolve um novo conceito em localização móvel. Sem similar no mercado, a nova plataforma foi desenvolvida para levar ao consumidor uma cesta de serviços muito mais abrangentes e eficientes do que os rastreadores de veículos convencionais, por isso é chamado de sistema de inteligência em localização móvel, explica.
Outra selecionada é a MinasIC, uma empresa de Design House com foco no desenvolvimento de projetos de circuitos integrados e sistemas eletrônicos que visem a introdução de soluções de inovação tecnológica para empresas nacionais e internacionais. O produto pode ser usado nos setores de Telecomunicações, Automotivo, Automação Industrial e Eletrônica de Consumo, fala Tales Pimenta.
De acordo com Cláudio Nogueira Neto, um dos empreendedores da DAC Engenharia, a empresa desenvolverá projetos de Pavimentação e Infraestrutura (Sistemas Viários, Drenagem, Estabilização de Taludes, Urbanização, Saneamento e Planos diretores); Centrais Hidrelétricas (Inventário de Bacias, Projetos Básicos de Pequenas Centrais Hidrelétricas); Serviços Ambientais e Mercado de Carbono, entre outros projetos.
Mais inovação
Outro produto inovador será desenvolvido pela empresa Detron. Trata-se de uma repetidora de celular que poderá ser usada em bairros ou fazendas nos quais não há sinal adequado. Ao fazer parte do Programa de Incubação, teremos o apoio necessário para desenvolver o produto. Acreditamos que o protótipo deverá ficar pronto no primeiro semestre de 2011, fala Décio Rennó de Mendonça Faria.
Nosso produto tem grande potencial, ressalta João Olim, da V&O Recursos Hidroenergéticos. A empresa irá atuar na prestação de serviços a grandes empresas, shoppings centers e centros comerciais na área de eficiência energética. Com isso, haverá redução de custos com consumo de insumos energéticos e hídricos, explica.
Já a Ventrix é uma empresa voltada ao desenvolvimento tecnológico, fabricação e comercialização de soluções médicas e veterinárias, segundo o empreendedor Roberto Castro Júnior. Ela já desenvolve três produtos: Sistema Cardiofit, Regulador de Pressão Negativa e o iECG.
Roberto diz que o Cardiofit é um sistema eletrocardiográfico de repouso e esforço (teste ergométrico) digital e via internet. O Regulador de Pressão Negativa é indicado para tratamento de feridas complexas. O iECG é uma solução que permitirá a monitorização cardíaca de pessoas e o fornecimento de orientação médica especializada por intermédio via telefone celular e sua complementar emissão de laudos de ECG em tempo real e interativos por meio de uma central de telediagnóstico, ressalta.
A Analítica, outra empresa selecionada, desenvolve software de análise de dados do comportamento dos consumidores utilizando tecnologias de mineração de dados (data mining). A empresa transforma de forma simples e rápida os dados de seus clientes em conhecimento, auxiliando processos de tomada de decisão, gerando um diferencial competitivo. Nosso produto já está em fase de teste e será fundamental o apoio da INCIT neste momento, ressalta Rodrigo Magnani Duarte.
Fonte: Contexto