Cinco novas empresas passarão a fazer parte da INCIT (Incubadora de Empresas de Base Tecnológica) e do CEGEIT (Centro Gerador de Empresas de Itajubá). Elas foram selecionadas durante banca que aconteceu em 15 de Outubro.
Foram aprovadas as seguintes empresas: Singularity, M&K Consultoria, Mútuos, ST Café e Mits. A INCIT assessora empresas que atuam na área de tecnologia, enquanto o CEGEIT é responsável por acompanhar empreendimentos do setor tradicional da economia.
De acordo com o presidente do Conselho das Incubadoras de Empresas, Erwin Wolf Mádisson Junior, o processo seletivo para o ingresso nas incubadoras é primordial, pois cada empresa passa por uma seleção criteriosa e obedece a requisitos comuns a qualquer outra incubadora no País.
“Nós temos visto que aparecem muito mais propostas de negócios do que vagas ofertadas. Isso tem nos dado uma satisfação muito grande por saber que Itajubá incorporou o espírito do empreendedorismo”, disse.
Termômetro
A gerente das Incubadoras, Geanete Dias Morais Batista, disse que a banca acaba atuando como termômetro do empreendedorismo na cidade. A inovação e a tecnologia estão presentes em cada projeto. Você percebe que é alto o nível dos empreendedores que procuram a Incubadora. A procura por empreender já é o diferencial da cidade, ressaltou.
Também fizeram parte da Banca de Seleção Rodrigo Arguezo, sócio da FIR Capital; Bernardo Aloni, assessor de Superintendência de Inovação da SECTES; Guilherme Garnett, diretor geral da FACESM; Ronaldo Abranches, coordenador do curso de Administração da FACESM e presidente do Conselho Executivo do CEGEIT; Pollyanna Calixto, técnica da microrregião Itajubá do SEBRAE Minas; e José Rodolfo de Toledo, secretário municipal de Ciência e Tecnologia.
É consenso entre os avaliadores que as empresas candidatas à incubação fizeram excelentes apresentações. É o que afirma o representante FIR Capital e sócio Safe Trace, Rodrigo Arguezo. A avaliação trouxe bons projetos para a INCIT e por CEGEIT. Isso significa que os resultados serão bons para cidade.
Sobre o número limitado de vagas, a gerente das Incubadoras, Geanete Dias disse que, no momento, não abriga todas as empresas candidatas à incubação por conta de espaço. Não teria condição de deixar nenhum de fora. São projetos bons que a gente está deixando de apoiar por falta de estrutura. Segundo ela, dentro de um ano e meio, a incubadora estará com um prédio de 4 andares, com uma infra-estrutura notável, com auditórios e laboratórios.
Conheça um pouco mais sobre as empresas incubadas:
MITS Medical Technology Solutions: Empresa de desenvolvimento de soluções em tecnologia da informação (software, hardware e suporte técnico) voltadas para área médica. Terceirização de P&D para empresas de equipamentos eletromédicos que possuam grande valor agregado em TI. A empresa pretende atuar desde a pesquisa, até a elaboração do protótipo e do software.
Singularity: Empresa de eletrônica que possui uma linha de produtos com aquecimento por indução eletromagnética. Seu principal produto é a Eco-Ducha, um chuveiro por indução eletromagnética de fácil instalação, que tem como inovação ser econômica e ecologicamente correta.
ST Café: Empresa dedicada a desenvolver a identificação, diferenciação e agregação de valor aos produtos do agronegócio do café.
M&K Gestão Internacional: Empresa de prestação de serviços em comércio exterior que fornece soluções em informações sobre a logística internacional. A empresa atua no ramo de gestão da logística de informações no mercado de comércio exterior e garante ao cliente desde a colocação do pedido, transporte, embarque, despacho até a chegada do material na empresa, um processo coberto de acompanhamento e follow-up constante com o cliente.
Mútuos Inteligência em Compras: Empresa de gerenciamento de compras de associações de empresas que atuam em uma mesma atividade econômica através da web. O objetivo da empresa é possuir vários núcleos setoriais de compras, cada um com foco na cadeia de suprimentos de um determinado mercado. Todos esses núcleos serão suportados por um sistema de software que já está desenvolvido.
Fonte: Contexto