Às vésperas de completar um ano de informatização da Farmácia Central, os relatórios gerados pela Secretaria Municipal de Informática apontam números que impressionam. A Farmácia, localizada no Centro de Atendimento da Secretaria de Saúde (avenida Paulo Chiaradia, 151, São Vicente) já distribuiu 6,8 milhões de unidades de medicamentos aos mais de 80 mil pacientes atendidos no período. Além dos dados referentes aos atendimentos, a informatização está possibilitando a melhoria do planejamento quanto às demandas da saúde, para garantir o fornecimento de medicamentos aos usuários.
“Eu sempre fui muito bem atendido, tanto aqui, quando no posto. Eu sempre encontro os remédios que procuro; é muito difícil não ter. As pessoas até já me conhecem e estou muito satisfeito”, declarou José da Silva, morador do bairro São Sebastião. “Eu venho sempre buscar medicamentos. Às vezes, encontro todos, às vezes falta um ou outro, mas volto para depois para pegá-los. Realmente, o atendimento aqui ficou bem melhor”, disse Ana Borges, do bairro Açude.
Além da dispensação de medicamentos, o Centro de Atendimento presta ainda os serviços de cadastramento para confecção do cartão do SUS, agendamento de tratamento de oncologia, agendamento de transporte, setor de transporte para tratamento em outros municípios e dispensação de medicamento excepcional de alta complexidade.
Segundo o secretário de Informática Antônio Thomas Machado Koenigkam de Oliveira, o sistema instalado na Farmácia Central será expandido para outras unidades de saúde. E já funciona na Policlínica Dr. Gaspar Lisboa, no bairro da Varginha, possibilitando a dispensação de medicamentos e agendamento de consultas por meio do sistema. Desde 3 de setembro, quando a informatização da unidade foi implantada, cerca de mil pacientes foram atendidos, além da entrega de 60.103 unidades de medicamentos distribuídas.
A próxima unidade a ser informatizada é a UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro do Cruzeiro.
Fonte: Secom-Itajubá