O Centro de Arte Contemporânea Inhotim, aberto ao público em outubro de 2006, no município de Brumadinho, já recebeu mais de 100 mil visitantes e se tornou um dos museus mais visitados do País.
Inhotim oferece a oportunidade para conhecer arte contemporânea de qualidade. Estilo terrivelmente mal compreendido e de divulgação restrita a pequenos grupos, aqui o contemporâneo ganha um espaço (e que espaço!) para ser conhecido. Mesmo para o visitante que nunca teve contato com o estilo, a sensação é de encantamento pelo conjunto harmônico que se conseguiu criar entre arte e natureza. Até aqueles que torcem o nariz para a arte contemporânea não têm como sair do lugar sem experimentar boas percepções e um elogio na ponta da língua.
O Centro está instalado em área de 35ha de jardins, parte deles criada pelo paisagista brasileiro Roberto Burle Marx – com uma extensa coleção botânica de espécies tropicais raras e um acervo artístico.
Em meio à bela paisagem, estão sete pavilhões que abrigam pintura, escultura, desenho, fotografia, vídeo e instalações de renomados artistas brasileiros e internacionais. Em março deste ano, serão inauguradas mais duas galerias.
Ainda no primeiro semestre de 2008, serão iniciadas obras para a construção de um centro de convenção com capacidade para 2 mil pessoas no entorno do Centro de Arte Contemporânea. O Ministério do Turismo liberou R$ 5,5 milhões, e a parceira do projeto, a Secretaria de Estado de Turismo, investirá R$ 1,5 milhão na fase inicial da obra.
A Coleção
Vem sendo formada desde meados de 1980, com foco na arte produzida internacionalmente nos anos de 1960 até os nossos dias. Uma série de projetos especialmente comissionados por Inhotim está atualmente em andamento e envolve artistas como Doug Aitken, Matthew Barney, Carrol Dunham, Doris Salcedo e Adriana Varejão.
Mostra 2006/2008
Inhotim apresenta parte de sua coleção em espaços expositivos com duração média de dois anos. A mostra atual está em exibição desde outubro de 2006.
O que ver
Algumas galerias são:
Galeria Praça
Esta galeria possui salas individuais para as obras de Janet Cardiff, Jarbas Lopes, Iran do Espírito Santo, Albert Oehlen, Ernesto Neto, Franz Ackermann.
Galeria Mata
Obras de Damián Ortega, Janine Antoni, José Damasceno, Laura Lima, Luisa Lambri e Valeska Soares dão uma seqüência de trabalhos que lidam com a temática do corpo e da arquitetura.
Galeria Lago
Está dividida em quatro grandes instalações de Artur Barrio, Chris Burden, Hélio Oiticica & Neville D´Almeida e Navin Rawanchaikul & Rirkrit Tiravanija.
Galeria Fonte
Anri Sala, Larry Clark, Michel Majerus, Nuno Ramos, Paul McCarthy e Tobias Rehberger compõem uma mostra coletiva nesta galeria.
Galeria Adriana Varejão
Cecalanto provoca maremoto – 2004 – 2008
184 pinturas, óleo sobre tela, 110 x 110 cm cada.
Galeria Doris Salcedo
Neither – 2004
Placas de gesso e aço
Pavilhão Cildo Meireles
Reúne, em caráter permanente, as instalações “Desvio para o vermelho” (1968-2006), “Glove Trotter” (1991) e “Através” (1983-89), esta exibida pela primeira vez no Brasil.
Pavilhão Tunga
Abriga a inquietante obra “True Rouge” (1997)
Outras obras do brasileiro Tunga são “Lezard” (1993) e “Palíndromo Incesto” (1992)
Obras ao ar livre
Das obras instaladas ao ar livre são destaques as esculturas de Cildo Meireles, Dan Grahan, Olafur Eliassar, John Ahearn e Rigoberto Torres, que conseguiram captar a alegria do povo de Brumadinho com “Rodoviária de Brumadinho” (2005) e a simpática “Troca-Troca” (2002) (fusquinhas) de Jarbas Lopes.
Parque Ambiental
“Parque Ambiental de Inhotim é dedicado quase em sua totalidade às espécies ornamentais raras do Brasil e do mundo. São 1.200 ha de área (400 ha de mata nativa preservada), com 35 ha de paisagens. Três lagos ornamentais com mais de 30.000 m² de lâmina d”água compõem esse jardim – local de sobrevivência, alimentação e reprodução das mais variadas formas de vida.
O compromisso com o meio ambiente, com base na Gestão Ambiental eficiente, é uma das bandeiras de Inhotim. Isso reduz o impacto ambiental e faz de Inhotim um local totalmente auto-sustentável, no que diz respeito ao uso dos recursos naturais. Essa gestão eficiente permite o cultivo em Inhotim de uma grande diversidade de espécies da flora (cerca de 1.400). Destaque para as coleções de Beucarnea recurvata-liliacea (nolina ou pata-de-elefante), Cycadaceae e zamiaceae (sagus), e palmae (jerivás, butiás, tamareiras, macaúbas, buritirana, etc) – uma das maiores coleções de espécies adultas em jardins do Brasil. Compondo essa grande variedade e ainda servindo de atração à fauna autóctone, são cultivadas nos jardins de Inhotim espécies ornamentais de intensa frutificação e bela floração, com destaque para as famílias: musaceae, araceae, melostomataceae, leguminosae, orquidaceae, bromeliaceae, liliaceae, lythraceae, palmae, moraceae, acanthaceae e myrtaceae” (Inhotim Centro de Arte Contemporânea)
Ação Educativa
“A coleção artística de Inhotim e o acervo do Parque Ambiental são utilizados sistematicamente para projetos de arte educação e para a formação de profissionais de áreas ligadas à arte e ao meio ambiente.
O núcleo de arte educação de Inhotim promove parcerias com instituições de ensino, mobilizando estudantes de arte para o atendimento de visitas monitoradas para público escolar da rede pública e particular, com atividades para professores e alunos.
Com foco na área ambiental, Inhotim promove o programa Jovens Jardineiros, que envolve crianças e adolescentes da comunidade. O projeto introduz esse público no ofício de jardinagem, com atividades de identificação e catalogação de espécies, aulas de noções de meio ambiente e estudo e manejo de plantas ornamentais. A idéia é desenvolver a consciência ambiental dos jovens e, ao mesmo tempo, apresenta a possibilidade de um campo de trabalho.” (Inhotim Centro de Arte Contemporânea)
Dica
Uma dica para visitar Inhotim: calçados e roupas confortáveis, protetor solar, chapéu ou boné, câmera fotográfica, mente aberta e sem preconceitos para visitar um dos locais mais surpreendentes que você já viu até hoje.
Lembre-se, é o único no gênero no planeta.
Localização: Rua B nº20. Inhotim, Brumadinho.
30987-654. Tel: 31 3571-6638 / 3223-8224
Crédito das Imagens: Maria Lúcia Dornas