A INOVAi – Associação Itajubense de Inovação e Empreendedorismo de Itajubá recebeu nesta segunda-feira, 26 de novembro, a visita de uma missão técnica da Universidade do Vale do Itajaí (Univale), de Santa Catarina. Ela foi recebida pelo diretor da INOVAi, Maurício de Pinho Bitencourt.
O grupo, liderado pela gerente de Inovação da Univale, Janaína Lorenzi Tomio, veio a Itajubá conhecer um pouco mais do ecossistema inovador do município. Ele também visitou o Centro de Empreendedorismo da Universidade Federal de Itajubá (Unifei).
“Tive a oportunidade de apresentar um pouco do trabalho que desenvolvemos em Itajubá por meio da INOVAi, como o programa de incubação da INCIT [Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá] e nossas estrutura física, como o coworking”, explicou Maurício Bitencourt. “Essa visita é muito motivadora porque são agentes de uma dos polos de inovação e empreendedorismo mais maduros do país, que está em Santa Catarina”, completou.
Os principais tópicos abordados durante as visitas foram sobre as estratégias usadas para criar o espírito empreendedor em jovens e como a parceria entre universidade, empresas e a prefeitura podem favorecer esse ecossistema.
Sebrae
A INOVAi também recebeu, em 22 de novembro, a visita de uma missão técnica de Goiás, organizada pelo Sebrae, comandada pelo Athos Vinícius Valladares Ribeiro, analista Unidade de Inovação e Competitividade do Sebrae de Goiás.
Essa foi a terceira missão técnica promovida pelo Sebrae a Itajubá neste ano: em agosto, recebeu a visita de alunos, professores e coordenadores de Fomento ao Empreendedorismo e Inovação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) do campus de Dois Vizinhos e, em maio deste ano,professores, pesquisadores e coordenadores de Fomento ao Empreendedorismo e Inovação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná; prefeito da cidade de Palotina (PR); e alunos e professores do Instituto Federal e campus da Cidade de Registro (SP) também estiveram no munícipio.
Fonte: Agência Contexto