Estudantes da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) que fazem parte dos projetos ComCiência Itajubá, Engenheiros da Alegria, ONG Amigos de Itajubá e Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (INTECOOP) se uniram para pensar soluções de financiamento coletivo para a Associação de Catadores Autônomos de Reciclagem Itajubense (ACARI).
O motivo é que, no dia 13 de outubro de 2020, uma chuva de granizo atingiu a cidade e região e destruiu grande parte das telhas do galpão da Associação. Debaixo do telhado atingido, encontravam-se estocados fardos de papel e papelão que não poderiam permanecer molhados por muito tempo, por serem a fonte de renda de muitas famílias da cidade. Além dos materiais recicláveis, havia o risco de perda de prensas e outros equipamentos.
Campanha
Tal situação gerou grande mobilização popular em Itajubá e, desde então, a ACARI recebeu lonas, telhas novas e usadas e pôde construir saídas paliativas para a retomada segura de suas atividades.
A campanha “Ajuda ACARI” teve início em dezembro de 2020 e, segundo os responsáveis, seu objetivo é levantar um fundo emergencial para investimentos em infraestrutura relativa a mobiliário, eletrodomésticos e equipamentos e, assim, assegurar melhores condições de trabalho e dos espaços utilizados pelas pessoas que realizam atividades no galpão da ACARI de segunda a sábado.
Os organizadores reforçam que todo valor é bem-vindo para levantar o financiamento coletivo. Para ajudar a campanha, os interessados devem acessar o link:
https://www.facebook.com/Intecoop.Itajuba/photos/a.1173861076119270/1653959504776089/
Quem quiser acompanhar e auxiliar na divulgação desta iniciativa deve acessar o Instagram @acaritajuba. A prestação de contas da campanha, que se encerra no próximo dia 30 de abril, também será realizada por meio do Instagram e do Facebook da ACARI.
A ACARI e a UNIFEI
A ACARI é composta de catadores que, mensalmente, retiram das ruas cerca de 50 toneladas de materiais recicláveis. Além da coleta, eles fazem a triagem, organizam em fardos e destinam todo o material recolhido para o reaproveitamento pela indústria. Esses trabalhadores sustentam a cadeia de reciclagem e prestam serviços ambientais ao município e à região.
Sua ligação com a Universidade Federal de Itajubá se dá por meio da INTECOOP, que é uma parceria institucional entre a Prefeitura Municipal de Itajubá e a UNIFEI, e cujo objetivo é formar, acompanhar e assessorar grupos sociais, no que envolve a geração de emprego e renda.
Por meio de seu programa de incubação, a INTECOOP contribui para a formação e consolidação de Empreendimentos Econômicos Solidários (EES) do Município de Itajubá, como a ACARI, capacitando-os para a gestão autônoma de seus negócios. Podem participar desse programa grupos de pessoas físicas ou jurídicas, formalizadas ou não, que queiram estruturar associações ou cooperativas populares de economia solidária.
A INTECOOP oferece a seus incubados: apoio em diferentes frentes de formação e desenvolvimento, incluindo orientação em gestão e administração às novas associações/cooperativas e seus empreendedores, para que os produtos e processos possam ser comercializados visando sua sustentabilidade; apoio estratégico e network; incentivo à busca de fomento e incentivos financeiros governamentais destinados às cooperativas e associações; incentivo à participação de eventos promocionais, como feiras empresariais, workshops e seminários, e amplo programa de capacitação, assessoria e mentoria e interação permanente com a UNIFEI.
Além da atual campanha de financiamento coletivo para a ACARI, a INTECOOP intermediou o fornecimento de cestas básicas para as famílias dos catadores, por meio da campanha Ajuda Ita (@Ajudaita), um projeto social criado em abril de 2020 com intuito de atender famílias em situação de vulnerabilidade, sobretudo durante a pandemia da COVID-19.
Para saber mais sobre a INTECOOP e a ACARI, acesse: https://www.facebook.com/Intecoop.Itajuba/