No ano em que completa cinco décadas de existência, a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) se prepara para executar o maior conjunto de obras da história da instituição. Até 2016, a companhia vai investir R$ 4,55 bilhões em obras de melhoria e ampliação dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário nos 625 municípios mineiros em que atua.
Os investimentos recordes foram anunciados oficialmente pelo governador Antonio Anastasia, por meio do programa “Água da Gente”. “Neste ano em que comemoramos 50 anos de dedicação ao saneamento estamos muito orgulhosos de poder contribuir para que Minas seja um Estado socialmente mais desenvolvido e um lugar cada vez melhor de se viver”, afirmou o presidente da Copasa, Ricardo Simões.
Dentre as ações a serem desenvolvidas já em 2013 destacam-se as implantações e modernizações de estações de tratamento de esgoto (ETE) em diversas regiões do estado. Mais de 200 unidades recebem investimentos da Copasa neste ano. As mais recentes obras de melhoria nas áreas de tratamento de agua e esgoto foram realizadas em Ribeirão das Neves e Santa Luzia, na região metropolitana de Belo Horizonte.
Os recursos do programa “Água da Gente” incluem, ainda, os municípios da área de abrangência da Copasa Serviços de Saneamento Integrado do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Copanor). Serão implantados 5,8 mil quilômetros de redes de água e de esgoto e construídas 107 novas ETEs até 2016, das quais 85 já estão com as obras em andamento, nove estão prestes a serem iniciadas e 13 ainda serão licitadas.
Fonte: Agência Minas