Começa nesta segunda-feira (19) a escala de pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2015 em Minas Gerais. Nesta data, devem quitar o imposto os proprietários de veículos com placas final 1, sendo que a escala dos vencimentos prossegue até o dia 30 deste mês. Acessewww.fazenda.mg.gov.brpara conferir a tabela completa.
É possível parcelar o IPVA em três vezes, com vencimentos nos meses de janeiro, fevereiro e março. Até o dia do vencimento da primeira parcela o contribuinte que decidir quitar à vista ainda terá o desconto de 3% do valor total, sendo que o não licenciamento do veículo é considerado infração gravíssima e a medida administrativa é a remoção do veículo.
O vencimento do seguro obrigatório DPVAT coincide com as datas de vencimento do IPVA e a Taxa de Licenciamento Anual de Veículo (TRLAV), no valor de R$ 77,60 e com vencimento em 31 de março de 2015, também pode ser paga. O IPVA de veículos movidos exclusivamente a álcool têm um desconto de 30% em relação ao mesmo veículo movido a gasolina.
O DPVAT é fixo no valor de R$105,65 para todo veículo, mas o contribuinte não é o obrigado a pagar o seguro na primeira parcela do IPVA. A cobrança do seguro ainda não será feia por parte polícia, sendo permitido o uso do documento de 2014 até que o DETRAN/MG lance uma portaria de vencimento do licenciamento dos veículos registrados no Estado de Minas Gerais. O não pagamento do DPVAT no seu vencimento gerará multa, mas o contribuinte não será multado por portar o documento de 2014.
Os pagamentos podem ser feitos em qualquer agência bancária credenciada, com o número do Registro Nacional de Veículo Automotor (Renavam), ou nos terminais de autoatendimento, no guichê de caixa, pela internet ou débito agendado, ou outros canais oferecidos pela instituição bancária. O IPVA também pode ser pago em casas lotéricas, no entanto, essa opção não é válida para o pagamento do licenciamento.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM