Durante todo o sábado, 4, representantes da sociedade civil, conselhos municipais e do poder público participaram de discussões guiadas pelo tema “A sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública”. É a 1ª Consocial, a Conferência Regional sobre Transparência e Controle Social, realizada pela Prefeitura de Itajubá sob a coordenação da Secretaria Municipal de Governo. É mais uma ação do município que consolida a importância dada pela administração quanto à participação da sociedade no acompanhamento de todos os atos públicos.
A 1ª Consocial contou com a presença dos prefeitos de Itajubá, Dr. Jorge Renó Mouallem, e de São José do Alegre, Marcelo Carvalho. Participaram ainda: o vice-prefeito e palestrante do evento, Laudelino Augusto, os secretários de Governo, Carlos Dias, e de Cultura e Turismo, Fábia Izidoro; a controladora interna da Prefeitura de Itajubá e presidente da primeira Consocial, Luciana Ribeiro; Vera Lúcia dos Santos, presidente da Camuri (Central das Associações de Moradores Urbanas e Rurais de Itajubá); o presidente do Conselho de Saúde, Camilo de Assis; além de representantes das cidades de Conceição das Pedras, Pedralva, Piranguçu, São José do Alegre, Wenceslau Braz e Brazópolis, entre outros.
Em seu discurso de abertura, o prefeito Dr. Jorge enfatizou a importância da transparência e do controle social para a eficiência da gestão pública. “Este evento vem atender a uma necessidade que a sociedade tem de conhecer as ações e atos dos governos. E nós na Prefeitura estamos caminhando neste sentido: elaboramos nosso orçamento com a participação da sociedade em audiências públicas, atendemos as exigências da Lei da Transparência, publicando em nosso site todas as despesas orçamentárias, e com certeza deste evento sairão outras boas ideias para colocarmos em prática”, enfatizou.
Durante o evento, foram criados grupos de discussão, guiados pelos eixos: Promoção da Transparência Pública e acesso à informação e dados públicos; Mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública; A atuação dos conselhos e políticas públicas como instâncias de controle; Diretrizes para a prevenção e combate à corrupção.
Após os debates, foram eleitos representantes da cidade e região para levar as propostas discutidas e eleitas à Conferência Estadual. Tanto a fase regional quanto a conferência estadual são etapas preparatórias para a Conferência Nacional, a ser realizada em Brasília nos dias 18, 19 e 20 de maio, que subsidiará a elaboração do Plano Nacional sobre Transparência e Controle Social.
Fonte: Secom Itajubá