Neste sábado, dia 19 de março, completam-se 192 anos desde que o padre Lourenço da Costa Moreira e uma caravana de fieis fundaram a cidade de Itajubá. E é justamente nesta data histórica que acontece o ponto alto das comemorações especialmente organizadas pela Prefeitura. A programação será iniciada às 8h, com o hasteamento da bandeira na praça Amélia Braga, em frente à Câmara Municipal. Por lá, Corais da Prefeitura de Itajubá e de escolas municipais irão participar do ato cívico. Durante todo o dia, comunidades irão participar de inaugurações de obras e diversos eventos.
Às 9h30, as obras de infraestrutura, que incluem drenagem e asfaltamento, realizadas no bairro Rebourgeon (ruas Maria Celestina Pereira dos Santos e Henrique Pereira dos Santos) serão inauguradas. Os serviços executados no local atenderam a uma reivindicação de décadas pela população do bairro, que sofria a cada chuva com enxurradas e alagamentos. Lá, acontece ainda o lançamento da Pedra Fundamental da praça que será construída na rua Waldemar Romano. O evento será realizado em frente à Igreja São Judas Tadeu, na rua Maria Celestina Pereira dos Santos.
A Praça do Jacaré, na avenida Eduardo José Storino, no bairro Medicina, será inaugurada às 14h30. Importante obra localizada em tradicional ponto do bairro Medicina, também aguardada há anos pelos Itajubenses.
Às 16h, toda população é convidada novamente a participar da inauguração das obras de infraestrutura realizadas na cidade, como drenagens, asfaltamento e recapeamento de algumas das principais vias do município, e da pista de caminhada construída à avenida BPS. As melhorias foram realizadas pela Prefeitura em convênio com o governo do Estado, totalizando um investimento de mais de R$ 3 milhões. O evento acontece à praça Jornalista Sebastião Inocêncio, a praça da Academia ao Ar Livre, no bairro Pinheirinho.
No início da noite, uma missa em ação de graças ao aniversário de Itajubá acontece, às 19h, na Igreja Matriz Nossa Senhora de Soledade. O ato religioso relembra a primeira missa celebrada na fundação da cidade, e no mesmo local onde o município foi fundado.
Às 20h30, a comunidade recebe de volta um de seus principais patrimônios, totalmente revitalizado: o Museu Wenceslau Braz. Depois de vários anos abandonado e depredado, e de ter sido utilizado como abrigo por moradores de rua, a Prefeitura de Itajubá, em convênio com o Ministério do Turismo, restaurou o prédio, obedecendo a um projeto que preservou as características externas originais do imóvel e que foi previamente aprovado pelo Codphai (Conselho Deliberativo do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de Itajubá).
Em seguida, as comemorações do dia 19 de março serão encerradas com o Show Minas ao Luar, que acontece na Avenida dos Ferroviários, no Sambódromo, às 22h. O espetáculo, realizado em parceria com o Sesc e apoio da Globo Minas, busca o resgate e o incentivo da tradição seresteira do Estado, embalando a noite com tradicionais músicas do cancioneiro popular.
Fonte: Secom Itajubá