O Conexão Itajubá esteve no 56º Batalhão de Polícia Militar e conversou com o Tenente Coronel Claudiney de Oliveira Leite, comandante da unidade, sobre esse ano de 2014 que está se encerrando. Segundo o comandante, 2014 foi um ano bom para a comunidade e para a Polícia Militar. Em Itajubá o número das ocorrências solucionadas pela Polícia Militar e Civil se iguala aos padrões europeus.
O início do ano não foi tranquilo, com os ataques a agentes penitenciários e incêndios a coletivos, no entanto, a rápida resposta garantiu que as ações cessassem e também gerou sensação de tranquilidade para a população. Em 2014 houve uma redução na criminalidade em geral da região. Apenas em Itajubá houve queda de 11,5% no número de crimes em geral, com um aumento de 5% no número de crimes violentos. Os crimes violentos estão relacionados principalmente ao tráfico de drogas, intensamente combatido pela Polícia Militar.
No que diz respeito à capacidade de resposta da unidade, cerca de 95% das denúncias são atendidas, ou seja, em 95% das denúncias há riqueza de informações que levaram a Polícia Militar a efetuar prisões, apreensões ou apreensão de material ilícito. Nesse ponto o Tenente-Coronel Claudiney ressalta a importância da denúncia e dos detalhes passados à polícia. Através do 181 o cidadão pode fazer sua denúncia de maneira anônima e ainda acompanhar o atendimento via internet.
A Polícia Militar tem 90 dias para responder às denúncias. Quanto mais informação for fornecida, maior o facilitador para o atendimento. Para denunciar uma situação de urgência, que precisa da atenção imediata da polícia, o cidadão deve utilizar o 190.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM