O Amor-Exigente é um programa de auto e mútua ajuda que desenvolve preceitos para a organização e auxílio das famílias de dependentes químicos, levando-as a perceberem a necessidade de mudar o rumo de suas vidas e do mundo, a partir de si mesmas. O grupo trabalha com os 12 Princípios Básicos e Éticos para atingir os objetivos.
A FEBRAE- Federação Brasileira de Amor Exigente surgiu da necessidade de congregar os grupos que vinham atuando na linha do Programa Amor-Exigente, de modo a favorecer maior eficiência e melhores resultados. Em 2009, com a criação do Novo Estatuto, o nome da federação mudou para FEAE – Federação de Amor Exigente, acolhendo assim os grupos que nasceram fora do país e ampliando as fronteiras para a atuação do movimento.
Itajubá também está recebendo um Grupo Amor Exigente. O grupo nasceu na cidade por iniciativa de Eliana Maria, que encontrou no programa um conforto para continuar seguindo em frente. Eliana possui dois filhos na dependência química e teve sua irmã como anjo, lhe apresentando o Amor Exigente e mostrando o programa. Tamanho foi o resultado que a agora coordenadora decidiu trazer para sua cidade natal todos os benefícios da sua experiência.
O problema da dependência química em Itajubá está se tornando cada vez pior e por isso a vinda do programa para a cidade é tão importante. As oficinas cuidam dos dependentes e o Amor Exigente orienta a família. O grupo seguirá a mesma metodologia aplicada em todo país e realiza reuniões semanais, às quintas-feiras no Centro Municipal de Saúde Mental. As reuniões começam às 19h.
É preciso entender que a dependência é uma doença que atinge toda a família e não tem distinção na sociedade, ela pode aparecer na vida de qualquer um. O Amor Exigente vem como uma escola para essas famílias. Para mais informações sobre o grupo em Itajubá ou para colaborar com a iniciativa na cidade, o telefone de contato é o (35) 9972 4654.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM