Itajubá lança amanhã (quinta-feira), às 8h, na Praça Teodomiro Santiago, a Campanha pela Coleta Seletiva. As atividades, que tem ampla programação, são realizadas numa parceria da a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis (ACIMAR) de Itajubá, Prefeitura Municipal através da Secretaria de Meio Ambiente, Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável (INSEA), Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis e da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (INTECOOP) .
O Instituto Nenuca de Desenvolvimento Social (INSEA) é uma Organização não Governamental (ONG) com certificação de Organização da Socidade Civil de Interesse Público (OSCIP), sem fins lucrativos e de âmbito nacional. Com sede em Belo Horizonte, o trabalho institucional é realizado através de assessoria técnica e parceria junto a grupos comunitários, empresas, ONGs e à Administração Pública na criação e no desenvolvimento de modelos de gestão ambiental tendo como pressuposto básico o desenvolvimento sustentável e a inclusão social. Há mais de 10 anos, o grupo trabalha na assessoria a municípios para implantação ou revitalização de coleta seletiva e atua principalmente com associações e cooperativas de catadores.
Parceria entre o INSEA, o Movimento Nacional dos Catadores de Material Reciclável e a Danone, o Projeto Novo Ciclo visa a integração entre a sociedade civil e o poder público para promover o desenvolvimento social, econômico e ambiental, por meio de processos mais eficientes de gestão dos resíduos sólidos. O objetivo do projeto é assessorar 23 municípios do Sul de Minas, explica Técnica Social do INSEA, Thaíres Costa Ferreira.
O Movimento Nacional dos Catadores de Material Reciclável atua em sintonia com o INSEA, acompanhando as ações e auxiliando na organização e capacitação dos catadores. Representante do movimento, Evaldo Cristiano Garcia fala sobre as dificuldades encontradas no trabalho dos catadores. Ele conta que na maioria das vezes os problemas são internos, muitas vezes entre os próprios catadores por conta da falta de organização. “Itajubá já conta com duas cooperativas o trabalho já vem sendo feito de maneira que só tem a crescer com o apoio da prefeitura”, conta. Evaldo explica que para que a coleta seletiva funcione corretamente são precisos três pilares: o poder público, a população e os catadores.
Thaíres comenta a importância dos três pilares trabalhando juntos. Ela conta que é um grande avanço para cidade que Itajubá já conte com duas cooperativas que já possuem veiculo próprio e com o investimento da prefeitura para conscientização e recolhimento do material não reciclável. Cabe agora à população separar os seus resíduos entre lixo seco e úmido e ficar atenta aos dias da coleta. Papel, papelão, plásticos e vidros são exemplos de resíduos recicláveis que devem ser separados para os catadores.
Por conta dos metais pesados presentes na sua composição, o lixo eletroeletrônico tem um tratamento diferenciado. Baterias, lâmpadas, geladeira, fogões e pilhas, por exemplo, não devem ser descartados de maneira descuidada, uma vez que muitos eliminam resíduos tóxicos no meio ambiente. O Secretário Municipal de Meio Ambiente, Ricardo Augusto Correa, comenta que para garantir um sim correto para esses produtos, um Termo de Cooperação Técnica foi assinado com o INSEA e a Pró-Ambiental que fará o recolhimento do material nas casas. Quem desejar se desfazer de material eletroeletrônico deverá ligar para o (35) 3692 1876 e agendar o dia do recolhimento.
Nesta quinta-feira (28), as ações começam às 8h com a apresentação da Peça Teatral Recicle-se, promovida pelo INSEA e que vai falar sobre coleta seletiva. Em seguida, às 9h acontecerá uma caminhada até o Horto Florestal Anhumas, onde serão soltos mil balões com vinte sementes de plantas nativas aladas cada.
A princípio o projeto vai atender dezoito bairros na cidade que estão divididos em 2 setores, cada um com nove bairros, de maneira que num setor o caminhão da coleta seletivos passará às terças, quintas e sábados e no outro setor passará nas segundas, quartas e sextas. Os bairros já estão sendo avisados sobre a coleta e os dias específicos.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM