Itajubá, que passou muito tempo sem aderir a programas na área de saúde pública do Governo de Minas Gerais e do Governo Federal, passará a contar com uma ouvidoria. O programa ainda não foi criado na cidade, conforme explica o Secretário Municipal de Saúde, Dr. Ricardo Zambrana, mas a cidade já enviou toda documentação necessária para adesão e a expectativa é de criar uma ouvidoria microrregional, com Itajubá como cidade-pólo.
Para criação do local e contratação de funcionários, haverá um recurso do Governo a ser enviado para a cidade. A ouvidoria servirá para atender e receber a maioria das queixas do cidadão sobre a saúde. Serão recebidas queixas desde falta de medicamentos até mau atendimento, seja nos hospitais ou laboratórios credenciados pelo SUS. A ouvidoria deverá analisar as queixas e responder ao cidadão.
Segundo o secretário Ricardo Zambrana, falta apenas a liberação dos recursos para finalizar o processo e iniciar os trabalhos da ouvidoria na cidade. A expectativa é de isso esteja pronto em 60 dias. Sobre a falta de medicamentos, ele explica que essa questão está vinculada ao Governo de Minas. “Os medicamentos são subsidiados pelo Governo e o atraso médio para entrega já está em seis meses”, comenta.
O atraso atingiu toda Minas Gerais, com uma falta maciça de medicamentos. Com a aprovação do prefeito Rodrigo Riêra, Itajubá passou a comprar com seus próprios recursos a medicação para disponibilizar à população. Alguns medicamentos ainda estão em falta devido ao atraso na entrega pelas empresas licitadas, que já foram acionadas judicialmente. Atualmente a maioria dos medicamentos já está disponível, 42 itens estão em falta.
Através de apoio da prefeitura, junto a deputados, também serão construídas quatro novas Unidades Básicas De Saúde em Itajubá. Ricardo Zambrana explica que já está emprenhado o recurso para as obras e falta apenas a liberação do Secretário Estadual de Saúde. Serão beneficiados os bairros Jardim das Colinas, Boa Vista, Ano Bom e Santo Antônio. A expectativa é de que a liberação venha nos próximos meses.
Respondendo a população, a previsão do início das obras da Farmácia de Minas do bairro Novo Horizonte, licitada no último dia 29 de abril, é daqui 20 dias. O secretário explica que as UBS que estão atualmente funcionando em casas deverão ser substituídas por novas instalações, mais adequadas para o atendimento da população. Ele também falou sobre o problema na demora de marcação de exames e afirmou que está trabalhando para diminuir esse tempo.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM