Com o tema “Mobilizando, implementando e monitorando a política e o Plano Decenal de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes nos Estados, no Distrito Federal e nos Municípios”, foi realizada nesta sexta-feira, 11, a 8ª Conferência Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente. O evento foi realizado no Centro de Convivência, pela Prefeitura de Itajubá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, e o Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente.
Em sua fala, o prefeito Dr. Jorge Renó Mouallem enfatizou a importância do evento, que integra uma das fases de elaboração do plano decenal de direitos da criança e adolescente. “Vejam como este evento é importante: estamos discutindo possíveis soluções que irão integrar um plano de dez anos para proteção e garantia de direitos de nossos jovens e crianças”, enfatizou. Participaram do evento também o presidente da Câmara Municipal de Itajubá, vereador Antônio Raimundo Santi; o Juiz da Vara Criminal e da Infância e da Juventude, Dr. Thiago França de Resende; o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Viriato Luiz Corrêa Campos; a Secretária Municipal de Assistência Social, Rosimeire Braz e a Secretária Municipal de Saúde, Maria de Lourdes de Morais Silva.
Antes do início dos trabalhos da Conferência, os presentes puderam assistir alguns dos trabalhos que a Prefeitura de Itajubá desenvolve juntamente com as crianças de nosso município, como o coral da Escola Municipal Geralda Cerávolo Rodrigues, sob a regência de Tânia Machado; apresentação de balé do grupo de dança do programa sócio educativo, que visa o combate à exploração do trabalho infantil, oficina ministrada por Karina Paranhos e a apresentação do grupo de dança formado por jovens atendidos pelo programa Projovem, sob coordenação do coreógrado Marcílio Bastos.
Durante a 8ª Conferência, foram discutidas propostas locais para a área dos direitos da criança e do adolescente. Estas, serão levadas pelos delegados eleitos em Itajubá para a Conferência Estadual e, caso sejam eleitas nesta etapa, serão apresentadas na Conferência Nacional, podendo integrar políticas públicas voltadas a crianças e adolescentes em todo o país.
Fonte: Secom Itajubá