A segunda remessa de vacinas contra a Covid-19 chegou a Itajubá por volta das 15h dessa segunda-feira, 1º de fevereiro. Os imunizantes foram entregues à Prefeitura de Itajubá na sede da Superintendência Regional de Saúde, em Pouso Alegre, no início da tarde. Ao todo, são 1.436 novas doses, sendo 1.110 unidades da AstraZeneca/FioCruz e 326 da CoronaVac/Butantan.
A aplicação das 1.727 primeiras doses de CoronaVac que chegaram ao município no dia 20 de janeiro foi finalizada hoje pela manhã. Elas foram destinadas, com prioridade, aos profissionais de saúde que atuam na linha de frente contra a Covid-19, idosos institucionalizados e pessoas com deficiência maiores de 18 anos que vivem em regime de internato. Essas pessoas já têm a segunda dose da vacina garantida e a receberão após duas ou quatro semanas da aplicação da primeira dose, tempo necessário preconizado pela fabricante.
Respeitando o cronograma de imunização do Ministério da Saúde, a remessa de 1.436 vacinas recebida nesta segunda-feira, 1º de fevereiro, será destinada ao restante do corpo de profissionais das instituições hospitalares de Itajubá (Hospital de Clínicas, Santa Casa, Unimed e Saúde Ceam). Em seguida, a vacinação contemplará os profissionais dos postos de saúde que ainda não foram imunizados e, por fim, todos os profissionais que atuam comprovadamente em estabelecimentos de saúde do município, como clínicas particulares e consultórios médicos. Diferente da CoronaVac, os imunizados com a AstraZeneca receberão a segunda dose da vacina somente após um período de 3 a 4 meses da aplicação da primeira dose.
O Secretário Municipal de Saúde e Vice-Prefeito, Dr. Nilo Baracho, pede tranquilidade à população pois, diferente das campanhas já previstas no Programa Nacional de Imunizações (PNI), nas quais a vacina é produzida no Brasil, a vacinação contra a Covid-19 não possui calendário específico. “É um caso atípico e emergencial, no qual estamos dependendo da fabricação e disponibilização das doses por laboratórios do exterior. Pedimos paciência à população, pois as vacinas estão chegando aos poucos. Além disso, devemos respeitar a ordem de vacinação preconizada pelo Ministério da Saúde”, lembrou.
Ao todo, Itajubá já recebeu 3.163 vacinas contra a Covid-19. Com a chegada de novos lotes e após a vacinação de todos os profissionais de saúde de Itajubá, serão vacinados os idosos com mais de 75 anos; depois, as pessoas com comorbidades; e, em seguida, idosos com menos de 75 anos.
É preciso lembrar que, independente da vacinação, a população deve continuar mantendo rigorosamente as medidas de proteção como o uso de máscaras e a higienização das mãos com sabão ou álcool em gel, até que a grande maioria esteja imunizada e, assim, haja uma diminuição considerável da circulação do vírus.