A Polícia Civil chega ao final e 2015 com um balanço bastante positivo para Itajubá e região. Segundo o Delegado Regional Dr. Pedro Bezerra, a cidade registrou uma queda no índice de criminalidade quando comparada a 2014, o que traz um conforto aos cidadãos e aos órgãos de defesa social, e instiga um compromisso maior para com a segurança.
Itajubá conta atualmente com sete delegacias, totalizando até o momento desta matéria mais de 4 mil investigações, entre inquéritos policiais e termos circunstanciados de ocorrência. O destaque deste ano vai para ações articuladas e específicas da Polícia Civil que visaram prender integrantes de quadrilhas envolvidas com roubos e tráfico de drogas na região. O trabalho de inteligência debandou tempo, mas conseguiu o seu objetivo que era identificar e garantir a prisão e condenação de indivíduos envolvidos com o crime.
A 2ª Delegacia Regional de Polícia Civil identificou neste ano de 2015 uma redução de quase 7% no índice de crimes gerais e 5% no índice de crimes violentos. “O cenário é contrário à realidade de outras cidades próximas, onde o que se vê na verdade é um aumento da criminalidade estampada nas mídias, principalmente os crimes violentos”, comenta o Dr. Pedro Bezerra.
Itajubá é uma cidade que pode se orgulhar por permitir que idosos e crianças brinquem nas suas praças. Claro que o cuidado deve ser permanente e as pessoas devem se preocupar em não criar oportunidades para os criminosos. Infelizmente as forças de segurança não podem estar em todas as esquinas.
A Polícia Civil também possui seus serviços sociais, como serviço de trânsito e identidade. Neste ano o setor de habilitação expediu mais de 9 mil habilitações para os cidadãos de Itajubá e foram julgados mais de 180 processos administrativos que levam à suspensão ou cassação das CNHs. O serviço de trânsito confeccionou mais de 20 mil CRVs e mais de 30 mil licenciamentos.
Os serviços sociais da Polícia Civil só irão parar nos dias de feriado ou ponto facultativo.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM