Oitenta milhões de seringas e agulhas, 220 mil pessoas, entre voluntários e servidores da saúde, dez aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB), 41 mil carros e mais de 600 barcos são apenas alguns dos números grandiosos para a maior campanha de vacinação já feita no mundo. O Ministério da Saúde (MS) prepara mega-estrutura para a Campanha Nacional de Vacinação para Eliminação da Rubéola, que pretende imunizar, de 9 de agosto a 12 de setembro, 70 milhões de pessoas de ambos os sexos em todo o país. A abertura da campanha contará com 70 mil postos de vacinação.
Itajubá está se preparando para essa mega campanha. Profissionais da área de saúde de Itajubá e de mais 15 municípios da micro-região participaram de um encontro no dia 16 de julho, na Faculdade de Medicina de Itajubá. Foi realizada uma reunião técnica e uma capacitação de todos os que irão atuar durante as imunizações.
De acordo com a coordenadora do Programa de Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde, enfermeira Rose Marchetti, a meta é vacinar 43.958 pessoas em nosso município, sendo 21.958 mulheres e 22 mil homens. O público alvo da campanha são homens e mulheres de 12 a 39 anos de idade.
O lançamento da campanha, dia 09 de agosto, será realizado simultaneamente com a segunda etapa do Dia Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. Nesse dia, o enfoque da vacinação será a “Vacinação da Família”. O dia central da campanha nacional será 30 de agosto, um sábado, para permitir que as pessoas que trabalham durante a semana possam ter acesso à imunização.
Para Rose Marchetti, é importante que todas as esferas da gestão municipal assumam um compromisso político com a campanha, destacando esta como uma ação prioritária para saúde pública. “É necessária a mobilização e participação ampla de todos os segmentos da sociedade. Só assim, o objetivo da campanha será cumprido, o de esgotar a totalidade da população não vacinada e assim interromper a circulação do vírus no Brasil”, concluiu.
Mais informações sobre a campanha podem ser obtidas no site: www.saude.gov.br.
Fonte: SECOM