A rede municipal de ensino de Itajubá saltou de um percentual de 42,7% o número de crianças com nível de desempenho recomendável, no ano de 2006, para 57% em 2008, de acordo com avaliação do PROALFA (Programa de Avaliação da Alfabetização). Esse resultado reforça o compromisso dos educadores para melhorar a qualidade do ensino.
A avaliação considera os 21 municípios da jurisdição da Superintendência Regional de Ensino, ou seja, 124 escolas. As escolas municipais Olímpio José Joaquim e Isaura Pereira dos Santos, de Itajubá, ocupam os dois primeiros lugares na avaliação geral.
O PROALFA faz parte do Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública (SIMAVE) e foi desenvolvido em parceria com a SEE/MG, o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAED) – da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e o Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Realizado pelo terceiro ano consecutivo, o Proalfa se consolida como um poderoso instrumento de políticas públicas transformadas na área da Educação, já que permite mapear exatamente onde estão localizados o sucesso e o fracasso dos alunos por rede, por município e por escola.
De acordo com informações da Secretaria Municipal de Educação, Minas Gerais ainda é o único Estado que avalia os níveis de alfabetização dos alunos das duas redes públicas, a estadual e a municipal, anualmente, de modo universal as crianças que residem nas áreas urbanas e rurais.
O Estado é precursor na construção de instrumentos de avaliação testados e aperfeiçoados, cujos resultados estão a serem utilizados pelos gestores e professores na melhoria do processo de alfabetização, cuja meta é de que todo aluno saiba ler e escrever até os 8 anos de idade. Desta forma, cada aluno deve ser capaz de, ao final do ciclo de alfabetização (3º ano do ensino fundamental), ter consolidado as capacidades referentes à leitura e à escrita necessárias para expressar-se, comunicar-se e participar das práticas sociais letradas e ter desenvolvido o gosto e o apreço pela leitura.
Foto: Crianças da EM Olímpio José Joaquim comemoram resultado da avaliação
Crédito da foto: SECOM
Fonte: SECOM