O que no Brasil é popularmente conhecido como chá, é na verdade infusão como explica a sommelier de chás Gabriella Guimarães.
Gabriella é sommelier de chás pelo Instituto Chá com Dani Lieuthier, tea explorer e designer de chás.
A paixão pelos chás começou a partir de estudos com plantas medicinais. Então, estudo tudo relacionado a chás especiais que são provenientes daCammelia sinensis, uma planta que foi descoberta na China há 5 mil anos, dando origem a 6 tipos de chá: chá branco, chá verde, chá amarelo, chá oolong, chá preto e chá escuro.
Outras ervas como camomila, hibisco e capim santo são chamadas de infusões. Sendo assim, chá é só quando a infusão é proveniente daCammelia sinensis.
“Meu objetivo é difundir essa cultura fascinante e mostrar às pessoas as diversas possibilidades de sabores, misturas e utilizações. Por exemplo, as formas de harmonização com comidas, drinks com chás e também inserindo o chá em várias receitas gastronômicas, conta Gabriella.
Na agenda da sommelier já consta um workshop em Poços de Caldas e dia 23 de setembro fará em Belo Horizonte. Aqui em Itajubá, será feito o workshop Chás pelo Mundo dia 19 de agosto às 14h no Hotel Amantykir.
Serão apresentados chás artesanais e importados, da Índia, Sri Lanka, China, o famoso chai indiano, um blend de chá verde com limão siciliano, gengibre e menta e uma infusão da África do Sul. Na ocasião será feita análise sensorial, e contadas diversas histórias, curiosidades, passando por diversos países. Ao final, um drink com hibisco e a participação de Taylor violonista.
Para maiores informações o telefone de contato é (35) 9 9203 2466
Cammelia sinensis
Fonte: Conexão Itajubá