O Julho Amarelo foi instituído pela Lei nº 13.802/2019 como forma de conscientizar a população sobre a importância da prevenção, testagem e tratamento das hepatites virais.
Em Itajubá, atividades alusivas à campanha estão programadas para ocorrer ao longo de todo o mês. São elas:
SOBRE AS HEPATITES VIRAIS
Hepatites são uma inflamação do fígado. Podem ser causadas por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas. Elas podem ser silenciosas e nem sempre apresentar sintomas.
As hepatites virais B e C afetam 325 milhões de pessoas no mundo, causando 1,4 milhão mortes por ano. É a segunda maior causa de morte entre as doenças infecciosas depois da tuberculose.
Para saber se você precisa realizar os exames que detectem as hepatites, observe se já se expôs a algumas dessas situações:
Atenção! No caso das hepatites B e C, é preciso um intervalo de 60 dias após a exposição ao vírus para que os anticorpos sejam detectados no exame de sangue.
Os testes são gratuitos e os resultados sigilosos.
Mais informações no CAP – Centro de Assistência e Prevenção IST/AIDS/Hepatites Virais (Rua Alcides Faria, 195, Centro), de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, ou pelo telefone (35) 9 9896-3724.