O Brasil enfrenta dois grandes problemas hoje: a má condução do Governo que eclodiu em sérias dificuldades econômicas e o caso grave de corrupção denunciado somado a uma justiça lenta que acaba por não resultar conforme esperado. O Delegado Dr. José Carvalho, Titular da Delegacia de Crimes Políticos em Itajubá, explica que o caso da corrupção é complicado porque envolve políticos e os mesmos tem direito de serem julgados por um tribunal.
A situação é democrática e justa já que as pessoas a serem julgadas regem um país, no entanto, como no caso existem senadores e outros, quem está julgando é o Supremo Tribunal Federal, formado por apenas onze membros. Esses onze membros julgarão quase 60 pessoas pela primeira lista divulgada, ou seja, se cada pessoa levar cinco testemunhas serão 300 pessoas a serem ouvidas.
O Brasil precisa seriamente repensar a forma de gestão desses processos e uma solução já implementada em outros países seria a convocação de juízes para trabalharem em cooperação e fazer a instrução probatória. A expectativa é de que, da forma como está agora, leve quatro anos até a responsabilização penal.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM