Evento destaca uma semana de atividades com profissionais renomados na área
Maestro Amaury Vieira divulga o Laboratório Coral de Itajubá
Coralistas de todo Brasil têm uma oportunidade imperdível de atualizar conhecimentos. O Laboratório Coral de Itajubá está com inscrições abertas para 23ª edição. O evento vai ser realizado de 18 a 24 de julho, em Itajubá, no Sul de Minas Gerais.
Anualmente, o Laboratório Coral recebe cerca de 100 coralistas de todo Brasil. Os participantes têm uma semana de atividades relacionadas ao canto coral, tais como, técnica vocal, expressão cênica e ensaios. A culminância do evento é uma apresentação coletiva das obras ensaiadas durante toda semana.
Este ano, a equipe é formada pelos regentes Zeca Rodrigues (Rio de Janeiro), Pablo Trindade (Porto Alegre) e Edu Fernandes (São Paulo). As aulas de técnica vocal vão ser ministradas por Malu Cooper (Rio de Janeiro) e a direção cênica é de Reynaldo Puebla, diretor do Grupo Teatral Persona e diretor cênico de vários corais em São Paulo.
O Laboratório Coral de Itajubá foi criado nos meados da década de 80 e integrava o “Projeto Villa-Lobos”, mantido pela Fundação Nacional de Artes (Funarte). Itajubá foi uma das primeiras cidades brasileiras contemplada com uma oficina coral extremamente ágil e com propostas de renovação da linguagem dos corais do interior brasileiro.
O “Projeto Villa-Lobos” foi extinto, mas em Itajubá a iniciativa foi continuada por um grupo de incentivadores do Canto Coral e, hoje, integra a agenda cultural da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) e da Prefeitura Municipal de Itajubá. A parceria entre as duas instituições e apoio de empresas da cidade, tem sido fundamental para realização do evento.
Itajubá é uma das referências nacionais em Canto Coral. Na cidade, existem cerca de 50 corais em atividade, mantidos por instituições de ensino, associações, empresas e projetos culturais. E o Laboratório Coral contribui efetivamente para manter essa tradição artística sempre ativa.
As inscrições para o Laboratório Coral podem ser feitas no site www.unifei.edu.br/laboratoriocoral até o dia 10 de julho. Os primeiros 52 inscritos (27 homens e 25 mulheres) têm alojamento gratuito no Ginásio Poliesportivo da UNIFEI.
Fonte: Itajubá em Foco-Canal20/Unifei