No dia 22 de agosto deste ano, o Laboratório de Alta Tensão Professor Manuel Luís Barreira Martinez (LAT-EFEI), localizado no campus sede da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), recebeu o certificado de acreditação junto à Coordenação Geral de Acreditação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (CGCRE – Inmetro) para a realização dos ensaios do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) em transformadores de distribuição imersos em óleo isolante. Desta maneira, o LAT-EFEI passa a ser o segundo laboratório da Unifei pertencente a Rede Brasileira de Laboratórios de Ensaio (RBLE).
A concessão da acreditação coloca o Laboratório em um novo patamar, pois a qualidade dos serviços prestados por ele se torna reconhecida internacionalmente por diversos organismos que mantêm acordos de reconhecimento mútuo com o Inmetro. Além disso, o LAT-EFEI, que já tinha sua qualidade reconhecida pelas empresas do setor elétrico, confirma novamente o alto nível do serviço prestado.
Segundo informações do coordenador do Laboratório, professor Estácio Tavares Wanderley Neto, do Instituto de Sistemas Elétricos e Energia (ISEE), o processo de acreditação teve início em maio de 2017 e contou com árduo trabalho da equipe do LAT-EFEI, a fim de implementar o Sistema de Gestão da Qualidade seguindo os requisitos da norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2005. Como parte do processo, em fevereiro de 2018, o Laboratório teve seu Sistema de Gestão da Qualidade e operações técnicas auditados por uma equipe da CGCRE durante três dias, recebendo aval favorável para se tornar acreditado.
Segundo o coordenador do LAT-EFEI, o laboratório pretende futuramente expandir o escopo de ensaios acreditados, podendo atender ainda mais as demandas de ensaios elétricos do mercado nacional e internacional.
O escopo de ensaios acreditados encontra-se disponível no site do Inmetro, e para ter acesso os interessados devem acessar o link:http://www.inmetro.gov.br/laboratorios/rble/detalhe_laboratorio.asp?nom_apelido=UNIFEI%2FLAT%2FEFEI.
A equipe do Laboratório de Alta Tensão iniciou o processo de acreditação em maio de 2017, e agora passa a ser o segundo laboratório da Unifei pertencente a Rede Brasileira de Laboratórios de Ensaio.
Fonte: Secom Unifei