Hoje,o assunto definitivamente não é sobre um carro comum. Não que o comum habite muito essa coluna, mas o caso é especial, e inaugura uma serie de artigos sobre carros japoneses aqui. O foco de hoje é o carro da Mitsubishi consagrado nos ralis, o Lancer Evolution.
Nascido da união da mecânica 4X4 com motor de 2 litros turboalimentado, derivada do Mitsubishi Eclipse, com um chassi leve de um pequeno sedan da marca, o Lancer. Antes de haver a versão Evolution, o Lancer, equipado com motor 1.6 e tração dianteira era um carro destinado apenas à família, sem qualquer pretensão esportiva. Era o suficiente para homologar um carro para correr o mundial de rali. Entretanto, contrariando o que já havia ocorrido antes com carros criados para atender as exigências de homologação para corridas, o Lancer Evolution foi um sucesso.
Basicamente era um carro de rali com o qual era permitido andar legalmente nas ruas. Seu motor desenvolve, desde a 4ª geração, 280hps. Poderia ser mais, mas o Japão, um acordo limita a potencia com que seus carros saem de linha. Tanto é verdade que ele mantém essa potência inalterada desde o lançamento em 92. Engana-se quem pensa que o motor não sofreu alterações nesses anos. E foram bastante, desde alteração dos comandos de válvulas, cabeçotes, taxa de compressão, intercoolers mais eficientes, além de turbos que hoje em dia tem eixo de titânio, promovendo respostas muito mais rápidas e fornecendo potência em uma faixa de rotações muito mais ampla, o que permite que seus 280hps, aliados à tração integral levem esse carro de 1400 quilos aos 100km/h em menos de 5.5seg.
Quem pensa que as melhorias ficaram só por conta do motor e da mudança de visual ao longo do tempo, também engana-se. O sistema de suspensão utiliza o conceito McPherson no eixo dianteiro, e no traseiro um eficiente multilink é apresentado, se alterou pouco ao longo dos anos, mas com ganhos consideráveis. Outra coisa que evoluiu bastante foi a tração 4×4, que conta com distribuição eletrônica de torque o que proporciona um controle muito maior do carro em curvas e principalmente na saída delas, onde agora é possível sair com muito mais aceleração, o que antes não era possível por causa do maior peso na dianteira e conseqüente substerço. Agora, com o novo controle de distribuição de torque é possível saídas de traseira com um carro de tração nas 4 rodas.
O Lancer Evolution é com certeza um excelente exemplo da tecnologia japonesa na construção de carros. E mesmo com apenas 280hps é capaz de dar sustos em carros superesportivos. E ainda não citei a versão MR da nona geração que possui simplesmente 400hps, e o torna apto a competir de igual para igual com Ferraris e Lamborghinis. Um carro excepcional.