Através de pesquisas e de estudos de especialistas na área da Evolução Humana, ficou determinado que o considerado normal, seria a do Ser Humano, ser destro, isto é, usar a mão direita e com isto, o hemisfério esquerdo do cérebro.
Os que não se encaixassem nestes moldes, seriam eles considerados canhestros (canhotos).
Os que não se lateralizassem isto é, cruzassem o uso do corpo e do hemisfério, teriam a padronização cruzada.
Isto foi demonstrado através do tempo, que esse cruzamento, trás transtornos ao ser humano.
Um dos principais danos, é na leitura e também no comportamento do indivíduo na sociedade.
Como a mão direita tornou-se definida, então olho, o pé, o ouvido direito, teriam que acompanhar essa ordem e o hemisfério esquerdo seria o dominante.
Isto é, os destros usariam mão, olho, pé, ouvido direito como normas e os canhestros; olho- mão -pé e ouvido esquerdo.
Sendo assim, o sistema do ser humano seria perfeito e não haveria certos transtornos tão definidos e tão comprometedores, na leitura e no comportamento .
Portanto se ao diagnosticar uma criança e percebemos que ela usa o olho esquerdo e os demais são direitos, ela está com cruzamento no olho.( geralmente terão dificuldades na matemática, na lógica) muitas vezes basta uma ida ao oftalmologista e uma correção no olho, tornará essa criança sem cruzamento; pois o olho passará com as lentes, ser um olho perfeito para as atividades.
Pode-se ter mais de um cruzamento, como olho e pé direito e os demais esquerdos; e sem dúvida, conseqüências maiores surgirão.
Quando uma criança chega aos 8 anos de idade e ainda não definiu a sua lateralidade, pode se tornar * gago*. O termo gago pode ser usado para indicar gago de mão, gago de pé, gago de ouvido e gago de olho. Estamos acostumados a ouvir gago, um indivíduo que não consegue falar corretamente, dando falhas nas formações dos sons das sílabas, de maneira a formar as palavras interrompidas e em outra velocidade.
Muitas vezes a lateralidade não é definida, porque a criança recebe objetos da mão de alguém, já com o posicionamento errado, indicando a mão que ele deve usar ao apanhar o objeto. Por isso, devemos sempre deixar o objeto em sua frente de maneira que não indique a que mão usar.
É muito importante o professor saber sobre lateralidade; evitaríamos transtornos na vida de uma criança. Logicamente os adultos de hoje com dificuldades na leitura, na matemática, no comportamento, na atenção etc…, com certeza possuem a sua lateralidade alterada.
Como as ordens não seguem uma sequencia normal, as informações são cruzadas e com isso o aprendizado sofre abalos significativos.
Seguir uma evolução normal como: nascer, movimentar, virar, arrastar, engatinhar, ajoelhar, ficar em pé, andar…( correr – pular – descer – subir – dançar – nadar…) sem dúvida será de suma importância na formação natural do ser humano.
O andar em padrão cruzado, isto é, colocamos o pé direito na frente e o braço esquerdo para trás e quando mudamos o pé, mudamos também o braço. Assim manteremos equilíbrio e o nosso caminhar fica correto e com harmonia. Quando os movimentos não são realizados desta maneira, chamamos de padrão homolateral, ( pé e braço vão para frente juntos e o andar é como de um robô. (deficiência cerebral)
O arrastar, o engatinhar também são realizados em padrão cruzado e é importante ser observado, logo que a fase se inicia.
Recapitulando, se uma criança tem como definida a sua mão direita, ela deve usar todo lado direito do corpo e estará usando o lado esquerdo do cérebro. Se for detectado algum cruzamento, deve ser programado uma série de exercícios, fazendo que os cruzamento sejam corrigido.
Seria de imensa ajuda, se os professores de educação física, abraçassem esse projeto. Tornariam as aulas um apoio às dificuldades e com certeza, teríamos uma cooperação a mais, a favor das crianças necessitadas.
Exemplos:
PÉ -( pular com um pé só, pular corda, andar de patinete, subir e descer escada iniciando com o pé que deverá ser corrigido, equilibrar em um pé só etc…
OLHO -( oftalmologista) oclusão do olho que está sendo usado indevidamente, fazendo o outro ser usado e estimulado. Ou uso de óculos.
MÃO -( colocar uma pulseirinha no pulso da mão que deverá receber estímulo ; usar o pente, a escova de cabelos de dentes, pegar o telefone, uso do lápis, da caneta etc…)
OUVIDO-(otorinolaringologista – Podendo ser usado o tampão ou algodão .
Com a cooperação desses profissionais, o nosso atendimento às crianças serão mais satisfatórios e elas poderão transformar os seus saberes. Serão mais felizes, mais capazes e poderão enfrentar a vida de maneira mais suave.
*Quando temos uma área do nosso cérebro alterada, conseqüências teremos; mais hoje a tecnologia e os saberes dos Mestres superam os obstáculos.*
Fonte: Domman e Dellacato –*Vale a pena conhecê-los, muito do que estão descobrindo hoje, eles já nos informavam através de livros excelentes*.
Palestras, livros diversos sobre cérebro humano e internet…
*E VOCÊ? O QUE SABE SOBRE A SUA DOMINÂNCIA? VALE A PENA SABER…
MUITO TEMOS A INFORMAR, SE QUISEREM PERGUNTAR SOBRE O ASSUNTO, ACESSE MEU E-MAIL (e respondei de acordo com os meus saberes.)