Vimos como é importante a definição de nossa dominância cerebral, os destros usam o hemisfério esquerdo do cérebro e os canhestros ou canhotos, o lado direito.
Como usamos as mãos, os pés, os olhos e ouvidos e eles são em duplas, um sempre é mais usado do que o outro; mas ambos tem funções específicas.
É comum não prestamos atenção com que mão, pé ,olho ou ouvido; usamos com maior freqüência, é muito importante que principalmente uma criança na fase de alfabetização, passe por um especialista de olhos, ouvido e outros.
Já foi pesquisado e concluído que devemos ativar o lado do nosso cérebro que não é o dominante.
Se a dominância é o esquerdo, devemos também motivar o lado direito do cérebro.
Se somos destros e é o lado esquerdo o dominante, por exemplo, devemos sempre trocar a mão dominante na execução de certas tarefas como: pentear os cabelos, escrever, desenhar, escovar os dentes, pegar o telefone, passar batom, passar roupas, chamar o taxi etc… assim estaremos ativando o nosso cérebro, estamos fazendo uma ginástica cerebral e isso é muito bom.
Conseguimos usar esquerdo e direito em sintonia e as nossas habilidades irão se aperfeiçoando e vamos nos conectando em um universo amplo e não mais restrito.
Há certo tempo atrás, as escolas forneciam às alunas principalmente , aulas de economia doméstica, bordados, danças, pinturas, artes etc… e com isso os hemisférios eram mais ativados.
Notamos hoje que muitos jovens, em proporção muito grande, não possuem *habilidades*, não aprenderam realizá-las e não se interessam em realizá-las e em aprendê-las.
Tudo é fornecido pronto e a internet veio ainda facilitar mais a vida dessas pessoas, isso causa o afastamento do aprender exercitar o seu próprio cérebro.Tudo se torna realidade como magia. A proporção de jovens que se envolvem com o esporte é pequena e o exercício físico estimula o cérebro e trás grandes benefícios ao físico. A internet sem dúvida estimula bem o lado direito do cérebro pois vemos como tudo acontece em nossa volta e com sutileza de detalhes. É claro que a nossa criatividade não é acionada em seu potencial pois já estamos com as notícias prontas diante dos nossos olhos.Somos afetados e perdemos capacidade de reorganizar nossos pensamentos criativos e motivar melhor o hemisfério cerebral.
Se somos destros por exemplo, podemos exercitar a mão esquerda. Como? Basta escrever o seu nome completo em uma folha e todos os dias treine copiando e verificando a mudança, em poucos dias a sua assinatura ou cópia estará perfeita, igual a original.Trocar pelo menos uma vez por dia, a mão das escovas, o ouvido no telefone, o pé ao subir a escada, a tesoura, o lavar a louça, fechar o olho dominante e olhar com o outro etc… O conhecer a si próprio é excelente e vamos descobrindo um universo fantástico e estamos ao mesmo tempo, exercitando os dois lados do nosso cérebro.
Até os celulares encurtam as distancias cerebrais e o desejo do aprender e do realizar. Eles estão sempre o mais perto de nós e como se estivéssemos com uma eterna *preguiça*…As distâncias foram encurtadas e a facilidade distancia o indivíduo do realizar.
O nosso cérebro necessita de estímulos, principalmente de exercícios físicos, como piscar,movimentar os olhos fazendo círculos para a direita e esquerda,para cima e para baixo… A leitura é um excelente estímulo para o cérebro em geral.
É claro que teremos o hemisfério dominante, isto é primordial, mas ao ativarmos o outro lado do cérebro, estamos dando ao nosso cérebro a oportunidade de estar sempre em alerta e aperfeiçoamento.
Lembremos, temos que saber a nossa dominância,mas devemos sempre motivar ambos hemisférios, isto só nos trará benefícios e a nossa atenção, concentração e memorização serão aprimoradas e nos proporcionarão uma melhor qualidade de vida.
*PESQUISE SOBRE O ASSUNTO, É FASCINANTE* UM ASSUNTO INTERESSANTE: dislexiadeleitura.com.br (HOSPITAL DOS OLHOS EM BELO HORIZONTE)
Relembrando aqueles tempos… pular corda, amarelinha, cinco Marias ( jogar pedrinhas), pique esconde…esconde, dama, ludo, xadrez, ordem…sem lugar… sem rir… (lembram) Como essas brincadeiras ativavam os cérebros!!!!! Hoje…brinquedos prontos e que fazem tudo… Prá quê esquentar a *cuca*????
Estão aí as consequências… por todos os lugares e em todas as classes sociais.
*SOMOS O QUE O NOSSO CÉREBRO PERMITE QUE SEJAMOS*
**MAS PODEMOS DAR UMA AJUDINHA***
Próximos Artigos:
Estresses e Depressão Infantil
OBS: em julho farei mais um curso de * O LADO DIREITO DO CÉREBRO* e oportunamente repassarei para a coluna.