– Eu criei os seres humanos, dei-lhes inteligência, sensibilidade, livre arbítrio e, mesmo assim, vivem me pedindo que resolva tudo por eles. Se eu tomar a dianteira dos seus problemas, jamais crescerão! Eu gostaria de me esconder por algum tempo, mas também quero ficar perto para o caso de precisarem realmente de mim.
Então, um anjo falou:
– Senhor, por que não vai para o alto da montanha e fica olhando lá de cima o que acontece com eles?
Jesus respondeu:
– Tenho certeza que me achariam rapidamente; mas, esperem, tive uma ideia: vou me esconder dentro das pessoas, no coração de cada um! Assim, nunca me acharão, exceto quem vive buscando tomar decisões com o coração à frente. Eu poderei acompanhá-los o tempo todo e ajudar aqueles que agirem com amor.
E isto ainda acontece nos dias de hoje. Há pessoas que buscam Deus onde não está e se surpreendem quando descobrem que o Espírito Santo esteve sempre ‘disponível’. Se pedirmos com sabedoria, receberemos como nesta história:
Certa vez, um homem pediu a Deus uma flor e uma borboleta, mas recebeu um cacto e uma lagarta. O homem ficou triste porque não entendeu o porquê do seu pedido vir errado, e pensou: ‘Também, com tanta gente para atender, Ele nem deve ter me ouvido’.
Passado algum tempo, o homem verificou que do espinhoso cacto havia nascido uma bela flor e a horrível lagarta transformou-se numa linda borboleta. E percebeu que Deus sempre age certo, mesmo que nos pareça errado – Ele dá aquilo que mais precisamos no momento certo. É preciso amar e confiar, sem vacilar, pois nem tudo o que desejamos é exatamente o que necessitamos.
Se rezarmos, os espinhos de hoje serão as flores de amanhã. E a providência Divina é tão grande que os presentes chegam a todo instante, principalmente por intermédio das pessoas que nos cercam. Veja que surpresa maravilhosa aconteceu na data natalícia de uma jovem:
Conta-se que uma menininha entrou na loja e pediu para embrulhar um colar de turquesas azuis.
– É para minha irmã, você pode fazer um pacote bem bonito? – disse ela ao balconista.
O dono da loja olhou desconfiado para a garotinha e perguntou:
– Quanto dinheiro você tem?
Sem hesitar, ela tirou do bolso da saia um lenço todo amarradinho e foi desfazendo os nós. Colocou-o sobre o balcão e disse:
– Isto dá, não dá? – mostrando apenas algumas moedas que exibia orgulhosa. – Sabe, eu quero dar este presente para minha irmã mais velha. Ela cuida de mim desde que mamãe morreu e não tem tempo para mais nada. Hoje é seu aniversário e tenho certeza que ficará feliz com o colar, que é da cor dos olhos dela.
O homem foi para o interior da loja, colocou o colar num estojo, embrulhou-o com um vistoso papel vermelho e fez um laço caprichado com fita azul.
– Tome – disse para a garotinha. – Leve com cuidado.
Ela saiu saltitando pela rua abaixo, mas não demorou para que uma linda jovem de cabelos loiros adentrasse na mesma loja. Colocou sobre o balcão o conhecido embrulho e interrogou o proprietário:
– Este colar foi comprado aqui. Quanto custou?
– O preço de qualquer objeto em minha loja é sempre um assunto confidencial entre o vendedor e o cliente – respondeu prontamente o lojista.
– Mas minha irmã tinha somente algumas moedas e este colar é verdadeiro, não é? Ela não teria dinheiro para pagar por ele!
O homem tomou o estojo, refez o embrulho com extremo carinho, colocou a fita e o devolveu à jovem, dizendo:
– Ela pagou o preço mais alto que qualquer pessoa pode pagar. Ela deu tudo que tinha.
O silêncio encheu a pequena joalheria e lágrimas rolaram pela face da jovem enquanto suas mãos pegavam o embrulho de volta. E o melhor presente que ela ganhou no aniversário foi aprender esta lição: a verdadeira doação é dar-se por inteiro, com amor sincero, sem restrições.
Então, leitor, que os ensinamentos deste artigo fiquem em nossos corações e deem frutos a cada dia. Se não direcionarmos nossas ações para o bem comum, não seremos dignos de participarmos do banquete celeste. Quem deseja a presença do Espírito Santo em si, é atendido; quem supera as provações com dignidade cristã, é abençoado; quem pratica a caridade, ganha a vida eterna.