Contato da criança com a natureza é muito importante para o bom desenvolvimento do sistema imunológico, segundo Gustavo Thomazinne, professor de imunologia da EEWB
Gustavo Thomazinne, professor de imunologia da EEWB, explica que nosso sistema imunológico é um conjunto de estruturas que criam proteção para o organismo. Agindo de forma preventiva ou corretiva, funciona como um escudo. Esse sistema é dividido em dois mecanismos: os inatos, como a pele, em que a barreira de proteção já nasce com o indivíduo; e os adaptativos, aqueles que, ao longo da vida, constroem estratégias para combater doenças. Nesse caso, são as estratégias de defesa desenvolvidas que tornarão o mecanismo mais resistente.
As chances de uma criança ter uma saúde melhor são maiores quando ela cresce em condições favoráveis ao fortalecimento de seu sistema imunológico, como boa alimentação, higiene, vacinas e contato pequeno e gradativo com os elementos nocivos (antígenos). Por isso, o contato com a natureza é tão importante, uma vez que proporciona essa resistência de forma eficiente.
Outro aspecto interessante do sistema imunológico é que em nosso organismo existem bactérias (a microbiota) atuando contra a interferência danosa de outros micro-organismos. Relacionando-se bem com o ser humano.
Os pais ou responsáveis devem orientar as crianças e adolescentes para que estes tenham contato direto com a natureza, cuidando também para que eles não se tornem sedentários nem abandonem hábitos saudáveis de vida. Dessa forma, o sistema imunológico terá condições para funcionar corretamente.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM