São Paulo, XX de novembro de 2020 – Organizado pela Profª Drª Claudia Forte, superintendente da Associação de Educação Financeira do Brasil (AEF-Brasil), o livro ‘ESTRATÉGIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA (ENEF) – Em busca de um Brasil melhor’ será lançado durante a 7ª Semana Nacional de Educação Financeira, que acontecerá de 23 a 29 de novembro.
A obra, disponibilizada gratuitamente para download no site da Associação (www.aefbrasil.org.br) a partir do dia 23/11/2020, registra o legado da Estratégia Nacional de Educação Financeira (DECRETO Nº 7.397, de 22 de dezembro de 2010) ao longo dos últimos dez anos, traz os marcos regulatórios e as boas práticas da rede de educação financeira, projeto desenvolvido e executado pela AEF-Brasil em parceria onjunto com as universidades federais de Itajubá (MG), Fronteira do Sul (RS), Tocantins e Paraíba e as respectivas secretarias de educação daqueles estados.
“No livro há relatos sobre a experiência na formação dos professores da rede pública do ensino médio e fundamental formado pelas universidades participantes da rede e, os cases descritos, revelam uma vasta gama de experiências na formação de professores, bem como o conhecimento sobre como os professores capacitados pelas universidades levam o tema da educação financeira no contexto de suas disciplinas em sala de aula, para o chão da escola e com reflete na comunidade de entorno”, explica Claudia Forte.
A apresentação da obra foi escrita pelo presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e da AEF-Brasil, Isaac Sidney, e os nove capítulos estão assim divididos:
Capítulo 1 – Educação financeira: por que precisamos dela? – Pela Mestre Adriana Toledo – Procuradora do Banco Central e Chefe do Departamento de Administração e Finanças (DEAFI) da Susep
O capítulo aborda a compreensão da necessidade de educação financeira e o papel da OCDE e ODS, marcos regulatórios e governança Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF), além de trazer a atualização sobre a nova governança estabelecida no decreto (DECRETO Nº 10.393, DE 9 DE JUNHO DE 2020), onde a composição é feita apenas por membros e organismos de governo, não havendo mais a participação da socieade civil na nova governança.
Capítulo 2 – O papel da AEF-Brasil na execução da estratégia nacional por Claudia Forte.
O capitulo narra a experiência da AEF na execução de projetos e programas de educação financeira para a comunidade escolar e para os adultos em vulnerabilidade (mulheres beneficiarias pelo programa Bolsa Família e aposentados em condição de superendividamento) além de apresentar todo o portfólio desenvolvido e disponibilizado para a sociedade disponível no site https://www.vidaedinheiro.gov.br/.
Capítulo 3 – A participação do setor privado e a importância das alianças multissetoriais para o desenvolvimento da ENEF e Modelos de captação de recursos e parcerias estabelecidas no período – pelo mestre Thiago Godoy Nascimento – Diretor de educação financeira da XP Investimentos.
Capítulo 4 – A educação financeira, a BNCC e o currículo: contextos e desafios das escolas públicas brasileiras – pela Profª Drª Sandra Zita Silva Tiné e pela mestra Alessandra Camargo Godoi.
O capítulo traz a Pesquisa atenta nos documentos norteadores da educação de cada um dos 27 estados sobre a inserção do tema nos projetos pedagógicos e documentos orientadores de cada Secretaria de Educação Estadual.
Nos capítulos 5, 6, 7 e 8 apresentam a experiência nos quatro estados onde consolidamos Polos de educação financeira e são relatadas por professores doutores coordenadores dos cursos nas universidades. Em geral apresentam os resultados do curso e um panorama das ações e projetos dos alunos cursistas, que são os professores de ensino e fundamental e médio da rede pública.
Capítulo 5 – A experiência do polo de educação financeira do estado da Paraíba – por Prof. Dr. Bruno F. Frascaroli.
Capítulo 6 – Trajetória da educação financeira nas escolas do Tocantins: do programa piloto à consolidação do polo de formação de professores na Universidade Federal do Tocantins – pelos professores doutores: Juliana Aguiar de Melo e Waldecy Rodrigues, e as mestras Gisele Barbosa de Paiva e Alessandra Camargo Godoi.
Capítulo 7 – Experiência da formação de professores em educação financeira no estado do Rio Grande do Sul – pelos professores doutores: Larissa de Lima Trindade e Élsio José Corá.
Capítulo 8 – A educação financeira nas escolas: a experiência da formação de professores no pólo do estado de Minas Gerais – pelos professores doutores: André Luiz Medeiros, José Gilberto da Silva e Moisés Diniz Vassallo, e os tutores: Fabienne Mara Ferreira Matos e Leandro Lopes Trindade.
Capítulo 9 – Mapa das fontes de pesquisa da Educação Financeira no Brasil – Profª Drª Claudia Forte.
Apresentação em forma de bibliometria da produção acadêmica referente a mais de 450 teses, dissertações, TCC´s, e artigos por autores brasileiros. Além de mais de 300 sites e outras mídias que disponibilizam conteúdo de forma gratuita. Todo o capítulo está disposto em forma de QR Code para facilitar a localização e trabalho de pesquisa da comunidade cientifica.
ESTRATÉGIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA (ENEF)
Em busca de um Brasil melhor
Organização Claudia Forte
294 páginas
Riemma Editora, 2020
Disponível gratuitamente para download em www.aefbrasil.org.br ou pelo QR Code: