Caso você tenha que convencer seu pai, sua avó, seu avô ou quem quer que seja, claro que vale também.
A persuasão é a chave mestra de toda a interação humana, do marketing político às relações com amigos, família e colegas de trabalho. Trata-se da forma mais básica de interação social. Mas infelizmente, convencer alguém a pensar como você é extremamente difícil. Quando se trata da sua mãe então, pode ser ainda mais complicado. Mas algumas dicas podem te ajudar.
É claro que você vai falar de todas as vantagens de um bom intercâmbio para a sua carreira, do seu desenvolvimento em competências profissionais e pessoais através do contato com outras culturas. Pode até apelar para o trabalho voluntário e a experiência de mudar o mundo que você resolveu escolher. Não deu certo? Hora de partir para outras estratégias…
1) Menos é mais
Na maioria das batalhas, estar em maior número que seu oponente lhe dará a vitória. Portanto, o senso comum poderia levar a crer que você será mais persuasivo se tiver mais argumentos na manga. Mas acredite, estudos revelam o contrário. Quanto mais razões você tiver para dar, mais fracas elas se tornam. Foque em um argumento e torne-o quase irrecusável!
2) Não vacile no discurso
Agora que você já tem um bom argumento, defenda-o com segurança. Lembre-se que se a sua mãe não estiver prestando atenção no que você está dizendo (o que acontece com frequência, principalmente se ela estiver arrumando alguma coisa, trabalhando ou vendo sua novela preferida), ela certamente perceberá o tom e a forma como está dizendo. Seja convincente!
3) Vença pelo cansaço
Neste mundo em alta velocidade, sua mãe pode estar fazendo milhões de coisas ao mesmo tempo. Seja insistente. Quanto mais vezes você a procurar durante o dia com aquela cara de quem quer alguma coisa que só você sabe fazer, ela vai se render e acabar ouvindo o que você tem a dizer com calma. Hora de driblar a resistência e colocar em prática as dicas acima!
4) Apele para as emoções
Não deu certo ainda? Então apele para o emocional. Estudos comprovam que as emoções podem aumentar seu poder de persuasão. Depois de já ter repetido algumas vezes durante o dia que quer falar com ela, que já soltou pequenas pílulas sobre o assunto, é hora de falar sobre o sonho da sua vida, sobre a importância do apoio dela para este momento. Quase infalível.
5) Você vai se tornar um filho melhor
Não tem coisa que uma mãe mais quer do que ver seu filho independente. Quer melhor oportunidade do que um intercâmbio? Lá você vai aprender a se virar sozinho, fazer sua própria comida, arrumar suas coisas, lavar sua louça… Ou seja, tudo o que a sua mãe sempre quis! Use sua criatividade e a cada vez que ela pedir alguma coisa típica de mãe, diga o quanto a experiência no exterior pode te amadurecer. Mas uma vez, vença pelo cansaço!
É claro que você pode complementar as dicas acima com o bom e velho comportamento que toda mãe quer de um filho. Afinal, não interessa se você já é maior de idade, para ela você vai ser sempre a mesma criança! Então, boa sorte!