As notícias são constantemente ruins para a economia brasileira e isso é possível analisar em três níveis. No nível mundo vemos a China, Estados Unidos e Europa dentro das suas metas, ou seja, o problema não está em um reflexo da economia global, mas apenas no Brasil. Dentro do país temos uma estabilidade de desenvolvimento de estratégia governamental muito grande que não dá qualquer margem para expectativa nem segurança, houve uma queda significativa na indústria, o que a levou a regredir para um patamar de 10 anos atrás. Na questão regional a população sente os efeitos da crise que está sendo anunciada desde o ano passado.
Hoje a população sente a crise bater à porta no desemprego, na queda do consumo, na inflação. O efeito da greve dos caminhoneiros por aumento no valor do frete também começa a chegar nas prateleiras e tudo isso junto vai bater diretamente no bolso do consumidor. Se a situação vai melhorar ou não depende principalmente das decisões do Governo, já que as grandes empresas estão esperando pelas novas metas fiscais e novos investimentos.
Cabe à população se conter financeiramente. O que falta ao Governo e precisa ser buscado pela população é justamente o planejamento, nesse novo cenário é preciso comprar para mover a economia, mas isso precisa ser feito com consciência. No que diz respeito à industrias, o planejamento, mais do que nunca, precisa ser refeito.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM