Por SECOM UNIFEI
Os professores Dagoberto, Pamplona e José Arnaldo; o prefeito de Itajubá, Rodrigo Riera, e o ex-presidente da FAPEMIG e do CNPq, Mário Neto, foram recebidos pelo secretário Bilac Pinto e pelo diretor-presidente da CEMIG, Reynaldo Passanezi Filho, para falar sobre a continuidade da construção do ISI-SE.
No dia 19 de fevereiro, o reitor da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), professor Dagoberto Alves de Almeida; o pró-reitor de Extensão, professor Edson de Oliveira Pamplona, e o Chefe de Gabinete da Reitoria, professor José Arnaldo Barra Montevechi, acompanhados pelo prefeito municipal de Itajubá, Rodrigo Imar Martinez Riera, e do ex-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), professor Mário Neto Borges, foram recebidos na sede do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), em Belo Horizonte – MG, pelo secretário de Estado de Governo, Bilac Pinto, e pelo atual diretor-presidente da Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG), Reynaldo Passanezi Filho.
O motivo da reunião foi averiguar se a CEMIG continuaria apoiando com seu fundo de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) na Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) a continuidade da construção do complexo de laboratórios do Instituto Senai de Inovação em Sistemas Elétricos (ISI-SE).
Durante o encontro, o diretor-presidente da CEMIG deixou claro que a empresa continuará apoiando esse complexo, mas que sua finalização dependerá de apoios adicionais de outros players do setor elétrico.
Na oportunidade, o pró-reitor de extensão da UNIFEI comentou sobre a declaração do executivo da CEMIG. “Apesar das dificuldades, estamos avançando e esse é mais um passo decisivo para a continuidade desse complexo de laboratórios, essencial para o desenvolvimento da infraestrutura energética de que o Brasil tanto precisa para seu desenvolvimento”, afirmou o professor Pamplona.
O professor Dagoberto também se manifestou sobre o apoio da concessionária de energia elétrica. “Quando o governador Zema nos visitou, no final do ano passado, foi-nos passada a informação de que o Governo de Minas não permitiria que o então ISI-SE fosse cancelado. A confirmação do apoio da CEMIG pelo seu presidente é um ato concreto nesse sentido”, declarou o reitor da UNIFEI.