Analisando os resultados do novo milênio, fica evidente a disparidade entre o futebol dos continentes Europeu e Sul Americano em relação aos demais continentes.
Após o ano 2000, oito decisões foram entre clubes Europeus e Sul Americanos, sendo que o Barcelona chegou em quatro decisões e perdendo somente uma que foi em 2006 contra o brasileiro Internacional.
Se existe uma grande diferença entre esses dois continentes em relação aos demais, a decisão de ontem, demonstra mais uma vez que em relação a clubes, a diferença de nível entre os clubes europeus e Sul-americanos é algo abissal e covarde. Lembro até um quadro que existia no programa humorístico da Rede Globo chamado “balança mais não cai”, em que demonstrava o encontro entre dois primos em que o rico sempre evidenciava as diferenças de vida e recursos em relação ao primo pobre. A decisão de ontem não foi tanto quanto aquele entre Santos e Barcelona, mas também a diferença do nível técnico foi muito grande.
Agora se olharmos o ataque sensação do mundo, o ataque MSN (Messi, Suarez e Neymar), onde todos são Sul Americanos (Argentino, Uruguaio e Brasileiro respectivamente), fica a pergunta:
Se o continente Sul americano continua produzindo os melhores jogadores que estão em destaque na Europa, por que os clubes não conseguem aproximar ao nível dos Europeus?
Parece que nossas críticas ao futebol brasileiro servem também para os demais países de nosso continente Sul Americano. Falta gestão para reter os grandes jogadores e obter infra estrutura de um clube de excelência Global.
Que Papai Noel que nesta semana está muito atribulado, tenha piedade dos brasileiros e nos dê de presente de natal, gestores de verdade para nosso Futebol.
Pelo Menos essa é a minha Opinião!