Em quase todos os Estados brasileiros, esta sexta-feira, dia 13, e também o próximo dia 15 são dias de manifestações. O Conexão Itajubá conversou com o Delegado Dr. José Carvalho, Titular da Delegacia de Crimes Políticos em Itajubá, sobre a legalidade destes movimentos.
O texto constitucional permite a liberdade de manifestação e a prévia comunicação do movimento não é obrigatória, mas é algo incentivado, pois permite aos órgãos de segurança que se programem para acompanhar os manifestantes e garantir esse direito. O que tem sido visto com preocupação é a crescente contramanifestação, já que a chance de dois grupos opostos se chocarem e isso acabar em violência é muito grande.
Em Itajubá há uma organização para a manifestação do dia 15 de março, que trazem questões pelo impeachment da atual presidente e outros pontos sobre o Governo. Como se trata de um movimento informal e espontâneo, difundido principalmente através das redes sociais, não é possível medir a dimensão do mesmo.
Já há informações sobre o deslocamento e haverá plantão da Polícia Civil para atendimento das ocorrências. O Delegado Dr. José Carvalho faz ainda um apelo para que os manifestantes observem a Lei, promovendo um movimento sem agressões, ofensas e sem danificação do patrimônio público.
A manifestação se torna quando há um escopo criminoso nela, ou seja, quando ela acontece para depredar o patrimônio e dependendo dos elementos encontrados pode configurar formação de quadrilha. Quando a manifestação é legítima, com protesto justo e democrático, onde pessoas pontualmente acerbavam seu direito, essas pessoas são retiradas e encaminhadas para a delegacia.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM