O grande problema da orientação econômica atual do governo é que ele pretende controlar os níveis de infração através do aumento da taxa de juros, tornando o dinheiro mais caro e fazendo com que as pessoas consumam menos. A questão é que as pessoas já estão consumindo pouco em razão da deterioração do seu padrão de renda e esse “remédio” é inócua.
A inflação está subindo em função do aumento dos custos, promovido pelo aumento da taxa de câmbio, ou seja, não precisaria aumentar a taxa de juros, isso é ineficaz. O que o governo precisa fazer é tomar medidas para de alguma forma incentivar o investimento privado, mostrando para as empresas que elas poderão trabalhão dentro de uma carga tributária menor e uma tranquilidade com relação a isso.
O Governo está com problemas nas suas contas pública, então ele já não é capaz de fazer investimentos de grande volume para reativar a economia. Quem irá fazer isso é a iniciativa privada e para isso ela precisa de condições favoráveis que atualmente não existem. Enquanto a situação caminha a palavra de ordem é prudência, já que a solução para os problemas que o Brasil enfrenta pode levar um tempo e depende de o Governo acertas nas medidas que irá tomar.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM