Em cumprimento a Lei 2646, que fixa normas para o funcionamento de serviços de propaganda volante em vigor desde 17 de julho de 2007 e do Decreto 4209, que regulamenta a lei, publicado em 15 de junho de 2010, a Secretaria de Meio Ambiente iniciou os trabalhos de aferição e lacre de aparelhos sonoros em veículos de propaganda volante do município. Os trabalhos foram realizados no Centro Administrativo Presidente Tancredo de Almeida Neves, no pátio de equipamentos da Secretaria de Obras.
Estiveram presentes a secretária municipal de Meio Ambiente, Andriani Tavares Tenório Gonçalves, juntamente com a equipe da SEMEA, o diretor do Departamento de Fiscalização Ambiental, Jocelei Pedroso Ribeiro, e os fiscais urbanistas, Alexandre Magno de Miranda e Lúcia Helena Martins. Um representante do Codema (Conselho Municipal de Defesa e Desenvolvimento do Meio Ambiente), da Procuradoria Jurídica do município, Polícia Militar e da Associação dos Propagandistas Volantes de Itajubá também acompanharam os trabalhos.
As seguintes empresas tiveram seus aparelhos sonoros aferidos e lacrados em 70 dB(A) decibéis, a sete metros de distância da fonte emissora:
– Moto Falante, de propriedade de Vinícius Leão Borges
– Disk Propaganda, de Ana Cristina de Freitas Souza
– Chellis Sonorização, de Danieli Fabiani da Silva
– Valtinho Publicidade, de Valter Vinhas Timóteo
– Sopromoson, de propriedade de Márcia Brandão Vilela
Fonte: Secom-Itajubá