O Memento Culturale desta quinta-feira traz a riquíssima tradição da Folia de Reis e para falar sobre esse tema o convidado é o mestre de folia Ronaldo Pereira, do grupo Fulô da Mantiqueira.
Os primeiros registros da Folia de Reis vêm da Espanha, se espalhando por países vizinhos, entre eles Portugal que mais tarde viria a trazer para o Brasil. Claro que naquela época não tinha o mesmo formato que se vê hoje, mas o motivo era o mesmo, o nascimento do Menino Deus e a caminhada dos três reis magos.
A folia é composta por uma bandeira (simbolo máximo de importância, representando o sagrado e que vai à frente dos membros da folia benzendo as casas), pelo mestre de folia, contra-mestre, pessoal de cordas, pessoal de batuques e quem canta. Não é preciso um grupo grande para que um movimento seja considerado Folia de Reis, mas é indispensável a presença da bandeira.
Entre outros projetos, Ronaldo Pereira possui um trabalho de pesquisa cultural sobre folias e congadas. “Por entre folias e congadas” reuniu experiências de outras cidades e estados do Brasil. O álbum traz grandes nomes da música brasileira, contando com Dani Lasalvia, Dércio Marques, Ivan Vilela, Luiz de Naia, Simone Guimarães e muitos outros.
Hoje a noite a Fulô da Mantiqueira estará no Bairro Medicina, visitando antigos foliões. Durante a folia são pedidas oferendas que se transformarão em uma festa dia 25 de janeiro. As atividades começam às 11h com a exibição de um curta sobre a Folia de Reis seguida por um almoço no Bairro São Pedro, Igreja de São Pedro, km 13. Semana que vem a folia volta para o Bairro Medicina, passando pelas casas das pessoas que pedirem.
Pessoas interessadas em adquirir o CD “Por entre folias e congadas” podem entrar em contato com Ronaldo Pereira através dos telefones (35) 9989 2673 ou (11) 3965 6779 e do e-mail[email protected]Mais informações no sitewww.eltonribeiro.com.br.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM