Iniciei uma pesquisa sobre alfabetização em 1971, para chegar a um ponto de equilíbrio entre o alfabetizador e o alfabetizando.
Sempre achei que estava faltando uma maneira de satisfazer o alfabetizando, mas não conseguia achar o fio da meada. Pesquisei muito, li todos os autores que sempre lidaram com a alfabetização.
Todos têm uma mesma direção, mas as dificuldades continuavam para muitos alunos.
Após longo tempo vinha testando o quê e como realizar um método que realmente viesse de encontro com todas as realidades de uma sala de aula.(dificuldades)
Consegui chegar a um ideal, que para mim poderia transformar vidas… mas ao aplicá-lo ainda via que mudanças deveriam ocorrer, como, uma seqüência lógica e prazerosa. Foi difícil, mas consegui.
O método foi testado em crianças de 6 anos, com muito sucesso. Os resultados obtidos foram excelentes e de agrado total de alunos e pais.
O método também foi testado e modificado para atender adultos e também obteve aceitação dos alfabetizandos.
Foi realizado em Itajubá,um projeto de alfabetização de adultos, pela Rota 459 com apoio da Prefeitura, do SIMMMEI e de voluntários.
É um método simples, rápido, de fácil entendimento e baixo custo.
Rápido porque o alfabetizando consegue entender o processo de alfabetização, ele fica inteirado no que está fazendo e logo sente que realmente está aprendendo a ler.
Simples porque foi estruturado de uma maneira que o alfabetizando participa do aprendizado entendendo e fixando saberes de uma maneira lógica e agradável.
De fácil entendimento porque é colocado a eles um projeto de aprendizagem onde colocamos as facilidades do método de uma maneira seqüencial e objetiva; isto é, mostramos que para se aprender a ler, temos que saber usar as letras como a maior ferramenta e os sons como realidade absoluta. E com a complementação da escrita, à realização.
Baixo custo – como não conseguia formatação de textos como desejava, fui formatando-os como e quando achava necessário. Inicialmente os textos eram ilustrados, mas quando fui reestruturá-los para adultos, as ilustrações foram retiradas e colocadas em tamanhos mais fácil de serem manejadas. São duas apostilas contendo todas as informações possíveis e exercícios. Ao terminar as duas apostilas os alunos estão alfabetizados, isto é, lendo escrevendo e entendendo o que lêem e escrevem.
Cada aluno receberá duas apostilas e um fichário para as letras. Devem ter um caderno sem pautas (desenho) de preferência não espiral, lápis, borracha, tesoura, lápis de cor e canetinhas. O preço das apostilas, fica em torno de mais ou menos R$60,00, incluindo a do alfabetizador.O método é fônico e assim que o aluno entre na palavração ele é automaticamente passado para o método global. Isto tornará a sua leitura mais rápida, mais bela e o incentivará de uma maneira extraordinária. Os adultos que fizeram os curso, leram em torno de 76 horas aulas e alunos de 6 anos chegam em inicio de agosto já lendo e o semestre será para ele especializar a sua leitura, conhecimentos gerais e gramaticais.
A facilidade do método dará entendimento aos alunos e por estarem assimilando o processo, passam a entender as dificuldades quando elas se aproximam. *Saber os sons das letras é o segredo que leva a facilidade do método*.
Ele facilita o aprendizado de portadores de Síndrome de Down, Dislexia, Hiperatividade e déficit de atenção.
O alfabetizador dever estar preparado para que cada alfabetizando seja analisado e orientado sempre com individualidade mesmo estando em uma sala de aula.
Deve ser respeitado o tempo de cada um e com sabedoria saber como agir com os alunos que necessitam de maior apoio. É nesse momento que o alfabetizador deve colocar os seus saberes para socorrer aqueles que necessitam e equilibrar a harmonia da classe, pois os sábios existem e também necessitam de orientação.
O Método GMP é um método fonético e é óbvio que o alfabetizador deve se especializar nos sons de cada letra e deve levar o interesse ao aluno em aprender, pois isto acarretará a maior facilidade do método.
Após o aprendizado de todas as letras, entraremos no processo da silabação, como disse os sons das letras trará facilidade em entender as sílabas e não decorá-las. Trabalharemos primeiramente as famílias silábicas do B -L – F … como orienta a apostila do alfabetizador. Já com duas famílias trabalhadas e fixadas, iniciamos a palavração monossilábica e sem dificuldades. Sem dificuldade alguma lerão as palavras e saberão escrevê-las.( bola – bala – lobo- baba…) O importante é só escrever o que se sabe ler.
Com as palavras, pequenas frases já são mostradas e lidas pelos aprendizes. (A BOLA É BELA…) Devemos dar mais espaços entre as palavras até que estejam prontos para focarem espaços menores ou normais. A leitura, já comprovada cientificamente, deve ser feita com letras maiúsculas e com letras bastão. Para crianças as letras devem ser escritas em vermelho e para adultos em preto.
O vermelho para criança, foi confirmado que facilita a visão e a memorização das letras.
Com a leitura de sentenças, já podemos incluir pequenos textos e os alunos ficam felizes de perceberem que já estão entrando no mundo fantástico da leitura.
A BOLA
A BOLA É BELA.
ELA É DA BILÚ.
A BILÚ É BELA.
ELA PEGA A BOLA E…
A BOLA ROLA… ROLA… ROLA…
A BILÚ RI… RI… RI…
*Este texto como pode ser visto, os alunos já sabem as famílias silábicas do B- L- R- D- G; vamos aumentando as dificuldades ortográficas de acordo com o aprendizado das famílias silábicas.*
(Apostila do aluno e do professor)
Após o aprendizado, podemos apresentar as letras minúsculas e elas não devem ser do uso na escrita, só na leitura. E a letra cursiva só quando estiverem dominando as maiúsculas e as letras minúsculas.
Os alunos devem ser preparados para a letra cursiva, pois elas têm movimentos próprios e direção. Deve ser como se fosse uma arte, um desenho a se admirar. O professor deve escolher um tipo de letra para que os alunos possam se orientar e definirem a sua escrita. As letras devem ser uniformes, belas e simples e do aprender corretamente vai depender da sua caligrafia ser boa ou não. O alfabetizador *deve* ter letra e leitura bonita, ele será o modelo a se seguir.
*Para alfabetizar devemos ter capacidade, vontade e sabedoria*