Iniciei o projeto, pois sentia necessidade de organizar uma metodologia para o alfabetizando. Pesquisei métodos e pensadores, mas foi dentro da sala de aula, com os alunos, que percebi a sutileza dos caminhos a trilhar. Eles queriam aprender com lógica, clareza, simplicidade e rapidez…Era também o que eu sentia, tudo era muito esparso, vago e sem lógica. Como eu já era especializada num método dinâmico, o método global,fui buscar o mais perto da nossa língua, o fonético. Pois todas as letras, exceto o “H”, possuem som e algumas, mais de um som.
O nosso alfabeto hoje, possui 26 letras; 5 vogais e 21 consoantes. Cada uma delas, possui nome, forma e som. No método GMP, incluo uma palavra chave para cada letra. (APOSTILA) Por isso é fácil ser alfabetizado por um método que siga claramente esta norma , “clareza”. Quando falamos uma palavra, sem mesmo percebermos, nós emitimos o som de cada letra. Isto favorece a compreensão da leitura e da escrita de um modo admirável. As pesquisas foram muitas e até hoje, faço incríveis anotações e transformações, pois as mentes dos alfabetizandos estão fervilhando de saberes pré adquiridos. É uma eterna descoberta e temos que ter “Vigilância nos sentidos”.
O método é simples e para realizar esta façanha, retirei todas as dificuldades no aprender e mostro a simplicidades de um método lógico. Retirei as arestas e a trajetória é alegre e dinâmica. Após cada mestre ter trabalhado com seus alunos e conhecer cada um em seus conhecimentos pré adquiridos e adquiridos em sala de aula, verificado se na sala de aula tem alunos que não acompanham à classe e trabalhado com cada um para o seu aperfeiçoamento, ou a atenção que deverá ter com cada um; iniciar a alfabetização coletiva e também a individual, se caso for necessário (CD) . Aprendem com facilidade pois a magia das letras vão formando um aprender consciente.
Inicio com as VOGAIS, cada letra é dada e dinâmicas são realizadas para ativar a concentração, fixação e a memorização dos alunos.
CURSO
A NOME – FORMA – SONS – PALAVRA CHAVE
Sons A – som aberto como se estivesse acentuado
” Á ” ( levantar o braço direito para cima, indicado o som forte)
A – som fechado como se estivesse acentuado
” Ã ” ( abaixar o braço direito para baixo. Indicando o som fraco)
A Á … A Ã …
A da AVE… e os nomes dos alunos da classe e livre.
à da ANA…
LEITURA – CÓPIAS – DITADOS – DINÂMICAS E O USO DO FICHÁRIO INDIVIDUAL
Dar o nome correto aos sinais, como acento agudo, circunflexo, til…
Ensinar todas vogais, seguindo o aprendizado dos alunos, há casos de ter que ensinar mais de uma letra por dia.
Modelo das vogais
A (Á Â)- E (ÉÊ) -I- O (Ó Ô) – U
QUANDO ENSINAMOS AS VOGAIS I – U LEVAMOS O BRAÇO DIREITO PARA FRENTE COM A MÃO ESPALMADA
Cada vogal deve ser muito trabalhada, com leituras ( livros e fichário)- cópias, ditados e dinâmicas
Realizar também a leitura, incentivado o saber …
exemplo: já foram fixadas as vogais “A” e “E”, pedir que leiam as letras mostradas no quadro.. AI – AU – IA – AI – AE – EA – EI – EU – OI – AO – UI …
já daremos s eles, noção de agrupamento
Incentivar à leitura rápida para prepará-los para a iniciação ao método global , quando entrarmos na palavração simples.
Construção do fichário – pode-se fazer como desejar, contando que sigam as normas. ( envelopes…)
Dobramos uma folha sulfite ao meio tantas vezes que a dividimos folha em 8 partes iguais.
Recortamos formando as fichas e escrevemos as vogais uma em cada ficha.
A letras devem ficar bem no centro da ficha e ter espaços em torno da letra, pois ela deve ter um tamanho chamativo. Para crianças, deve ser vermelha e escritas com pincel bastão não muito fino e de ponta arredondada.Fichário- dobrar a folha sulfite ao meio e colar as duas extremidades,uma embaixo e uma para os lado, deixando a parte de cima aberta.Depois de seco, dobrar duas vezes, o fichário na parte de cima para ele ficar menor, na frente do fichário ,na primeira dobra, escrever o nome do aluno e dentro da segunda dobra, o início ……../……./…….. e o término ……./……./…….. do aprendizado do Alfabeto.
Após dar as vogais e elas já terem sido assimiladas com êxito, dar as consoante de acordo com os livros e informações detalhadas no curso. Lembrando que cada letra tem o seu som e sua palavra chave. ( cópias – leituras, ditados , fichário e dinâmicas de fixação ) “FAZER NOVO FICHÁRIO PARA AS SÍLABAS – IGUAL O DO ALFABETO”
A – E – I – O – U
B
BA-BE -BI-BO-BU (Fazer o som do B e do A ) ( Fazer o som do B e do E) … com todas as vogais.
( Fazer os sons abertos e fechados, como nas vogais)
Quando falar o BA – dizer BA de BA LA ( o aluno que faz a junção e lê BA…)
BE de BE LA
BI de BI LA (nome de animal) BO de BO LA
BU de BU LA ( mostrar e explicar) Livros…
Este é o momento exato da compreensão do método. O alfabetizador tem que estar atendo ,para ver a participação de * todos* os alunos. Apoio sempre que necessário, o objetivo e manter todos juntos, uma aprendizagem coletiva, mas com direcionamento individual, aos necessitados.
Dar as sílabas na sequencia ( livros) e ir colocando-as no fichário.
(Leituras – cópias – ditados e dinâmicas)
“Orientações no curso e nos livros para leitura de sílabas, palavras sentenças e textos.”
Introdução às dificuldades como:
PA TA PA S TA PAS TAS (LIVROS)
A sincronização é tão grande neste momento, pois os sons das letras proporcionam estas vantagens, que as dificuldades passam a não existir. (treinar muito com… leituras, cópias, ditados e dinâmicas…)
Agora tudo é como um passe de mágica, eles vão lendo, escrevendo e entendendo o que leem e o que escrevem. Tanto as criança como os adultos, se envolvem numa alegria imensa e sabem que agora é só… treinar, treinar e treinar. A persistência leva à perfeição.
Alfabetizar é grande responsabilidade, temos que SABER alfabetizar, Querer alfabetizar, OUSAR alfabetizar e Calar o analfabetismo. Informações específicas nos materiais didáticos e no CD, informações sobre o Método GMP e falas sobre Dislexia, Hiperlexia, Hiperatividade, Hipoatividade, Lateralidade, Temperamentos,Timidez, Inteligências Múltiplas, Temperamentos, Estresse Infantil, Depressão Infantil, Resiliência e O Cérebro, suas eficiências e suas consequencias…
SEJA UM ALFABETIZADOR, REALIZE SONHOS.
O método tem sequencia e está formatado em 03 livros apostilas e ministrado curso com duração de 16 horas e CD; com Certificado e apoio via net.Patenteado, registrado e aprovado. Desejando mais informações, não esquecer de enviar o seu e-mail.
GILZA MOURA PEDROSA
[email protected]