Desde o início do ano, já foram destinados quase R? 50 milhões para ações de defesa civil em Minas Gerais

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, autorizou, nesta terça-feira (27), o repasse de R? 1 milhão para ações de defesa civil em mais oito cidades de Minas Gerais castigadas por fortes chuvas.
Desde o início deste ano, já foram repassados pelo MIDR mais de R? 667,4 milhões para ações de proteção e defesa civil em todo o Brasil, incluindo recursos para a Operação Carro-Pipa, que leva água potável a municípios do semiárido brasileiro. Desse valor, quase R? 50 milhões foram para cidades de Minas Gerais.
O município de São Geraldo da Piedade vai usar R? 133 mil para o restabelecimento de bueiro, pontes de madeira, pavimentação e limpeza urbana. Já Divinésia vai contar com R? 91 para a construção de ponte de madeira na serra da Floresta e no córrego dos Freitas, além da compra de combustível.
Por sua vez, Barão de Monte Alto vai receber R? 82 mil para a construção de bueiros e de rampa de acesso da rua Padre Raimundo Nonato, no distrito de Cachoeira Alegre.
Santo Antônio do Amparo vai ter à disposição R? 134 mil para a reconstrução da ponte da Comunidade do Fagundes, enquanto a cidade de Rio Pomba vai usar R? 105 mil para o restabelecimento da ponte do Monte Alegre.
A cidade de Santa Bárbara do Tugúrio vai contar com R? 196 mil para obras de contenção do solo na comunidade do Anésio, além da construção de muro gabião na rua José Custódio Ribeiro, enquanto Água Boa vai receber R? 187 mil para a reconstrução de bueiros.
Por fim, o município de Astolfo Dutra usará R? 143 mil para o restabelecimento de ponte de madeira, de estrada vicinal, de pavimentação e de drenagem pluvial.
Como solicitar recursos federais para ações de defesa civil
Cidades em situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecido pela Defesa Civil Nacional estão aptas a solicitar recursos do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional para atendimento à população afetada.
As ações envolvem socorro, assistência às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura destruída ou danificada. A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).
Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a valor ser liberado.
Capacitações da Defesa Civil Nacional
A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos.
Por Assessoria de Comunicação Social MIDR