Minas Gerais vem se consolidando cada vez mais na vanguarda das políticas públicas para o combate à pobreza e à miséria no Brasil. O Estado – que já havia sido a única unidade subnacional convidada a compor a Multidimensional Poverty Peer Network (Rede Multidimensional de Avaliação da Pobreza), em encontro de chefes de Estado realizado no último dia 06 de junho, na Universidade de Oxford, na Inglaterra – participa agora, neste mês de setembro, de uma Missão Especial ao Vietnã, a convite do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).
Como integrante da Rede Internacional de Combate à Pobreza Multidimensional (Multidimensional Poverty Peer Network), o Governo de Minas Gerais tem se destacado na cena internacional por sua experiência com a utilização do índice de pobreza multidimensional (IPM) no Programa Travessia. O assessor-chefe da Assessoria de Articulação, Parceria e Participação Social da Governadoria do Estado de Minas Gerais, Ronaldo Araújo Pedron, e seu assessor, Antônio Claret, são os representantes do Governo de Minas durante a Missão ao Vietnã. Minas é o primeiro estado subnacional a utilizar o IPM como estratégia de focalização para suas ações de superação da pobreza.
“Uma missão como essa – a convite do PNUD/ONU, do governo do Vietnã e da Oxford Poverty and Human Development Initiative -, sem dúvida confere a Minas Gerais lugar de destaque e reconhecimento da solidez dos esforços e resultados das políticas de enfrentamento e redução da pobreza”, destacou o assessor-chefe, Ronaldo Pedron.
Nesta quinta-feira (12), os representantes de Minas Gerais participaram do Workshop “Redução da Pobreza Multidimensional em Ho Chi Minh”, na cidade de Ho Chi Min (antiga Saigon). O assessor-chefe Ronaldo Pedron apresentou a experiência do Governo de Minas com o Programa Travessia e debateu com o público presente – cerca de 80 pessoas, entre pesquisadores, formuladores de políticas publicas e autoridades – sobre as possibilidades de aplicação do método no contexto vietnamita.
“Esta missão enaltece, sobremaneira e em âmbito internacional, as ações do Programa Travessia como política efetiva de transformação das condições de vida das pessoas em nosso Estado. Esperamos, a partir da nossa experiência no desenvolvimento e gestão desses programas, poder contribuir para o enfrentamento à pobreza no Vietnã, certos de que esta será uma ótima oportunidade de aprendizagem mútua”, complementa o assessor-chefe da Assessoria de Articulação, Parceria e Participação Social da Governadoria do Estado de Minas Gerais, Ronaldo Araújo Pedron.
Na última quarta-feira (11), a missão do Governo de Minas havia se reunido com representantes do Programa das Nações para o Desenvolvimento do Vietnã (Pnud-Vietnã) para uma apresentação do Programa Travessia. Foram debatidos, principalmente, o cálculo do IPM, o questionário utilizado em Minas Gerais, as variáveis, a forma de organização da pesquisa e as estratégias de coordenação e governança do Travessia.
Ao final do Workshop, o vice-prefeito da cidade de Ho Chi Minh, Húa Ngoc Thuân, realizou o anúncio oficial da adoção do IPM a partir de novembro. Segundo a gerente nacional de projetos do Pnud-Vietnã, Nguyen Bui Linh, esse é um momento muito importante para o país. “A experiência do Travessia é muito valiosa e nós ainda precisaremos muito da ajuda de vocês”, afirmou a gestora. O chefe do Departamento de Relações Sociais, Trabalho e Previdência, Nguyen Van Xe, agradeceu ao Governo de Minas pela colaboração e parceria. Nesta sexta-feira (13), a missão mineira promoveu nova apresentação sobre o Programa Travessia na capital, Há Noi, para membros do Congresso Nacional e do Ministério do Trabalho, Previdência e Relações Sociais do Vietnã.
Fonte: Agência Minas