Na terça-feira, dia 25, o prefeito Rodrigo Riera se reuniu com o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação Marco Antonio Raupp para tratar da implantação do Centro Nacional de Tecnologias de Helicópteros – CNTH. Na ocasião, foi anunciada a liberação de R$ 6 milhões para o desenvolvimento do projeto executivo.
O prefeito Rodrio Riera esteve acompanhado de uma comitiva formada, dentre outros, pelo secretário de estado de Desenvolvimento Regional e Políticas Públicas, Bilac Pinto, secretário de estado de Ciência e Tecnologia, Nárcio Rodrigues, secretário municipal de Coordenação Geral e Gestão, Adilson Primo e vereador Joel Almeida.
Questionado a respeito da importância do CNTH para o município, o prefeito explicou que o impacto no desenvolvimento tecnológico e econômico de Itajubá e região será semelhante ao ocorrido na cidade de São José dos Campos, com a criação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA e Centro Técnico Aeroespacial – CTA. “Com um custo total estimado em torno de 200 milhões de reais, o CNTH funcionará como um centro de conhecimento composto por laboratórios a serem operados por engenheiros e técnicos altamente especializados, oriundos da Universidade Federal de Itajubá – UNIFEI e da indústria, gerando desenvolvimento econômico e bem-estar social a toda nossa cidade”, descreve.
O prefeito também explicou os objetivos do CNTH: “Apoiar o processo de transferência de tecnologia dos helicópteros que serão fornecidos para as forças armadas brasileiras e dominar o conhecimento e o desenvolvimento das tecnologias necessárias à produção de um helicóptero brasileiro até 2020 são os principais objetivos do CNTH”.
Fonte: SECOM