Reinhold Stephanes vai discutir o tema com os embaixadores Ken Shimanouchi, do Japão, e Clifford Sobel, dos EUA, maiores consumidores de energia mundial, com foco no desenvolvimento de mercado e tecnologia
Após a tentativa do Brasil, por meio da Rodada Doha, de abrir os mercados de países desenvolvidos ao biocombustível, o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, participa do 9° Encontro de Negócios de Energia do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), na próxima terça-feira, 14 de outubro, às 8h30.
Stephanes fará a palestra “A visão do Brasil sobre o cenário pós-Doha e seu impacto no desenvolvimento do mercado internacional de biocombustíveis”, na qual deverá falar sobre a elevação do etanol ao status de commodity, o que equipararia o produto como combustível peso-pesado no mercado de energia mundial, a exemplo do petróleo.
A visão dos maiores mercados consumidores de energia do planeta também será tratada pelos embaixadores no Brasil: Clifford Sobel, dos Estados Unidos; Ken Shimanouchi, do Japão; e João Pacheco, da União Européia.
O painel será mediado pelo ex-ministro da Agricultura e atual presidente do Conselho Superior do Agronegócio da Fiesp, Roberto Rodrigues, e o ex-ministro do Brasil nos EUA e atual coordenador dos Conselhos Superiores Temáticos da Fiesp, Sérgio Amaral.
Dois dias de debates
O 9° Encontro do Ciesp será realizado no Centro de Convenções do Hotel Unique, dias 13 e 14 de outubro. Entre os temas em pauta estão o abastecimento de energia elétrica, fornecimento de gás natural, preços e biocombustíveis – todos analisados e discutidos por autoridades governamentais, executivos e especialistas do setor.
Os principais representantes da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e de empresas como Petrobrás, Odebrecht e Gerdau também realizam palestras.
Mais informações: www.ciesp.org.br/energia
Serviço
9º Encontro de Negócios de Energia
Data: 13 e 14 de outubro de 2008
Local: Centro de Convenções do Hotel Unique
Endereço: Av. Brigadeiro Luís Antonio, 4700, Jd. Paulista, São Paulo-SP
Fonte: Maxpress